10/03/2020 às 19:44

HRBz: novas autoclaves e termodesinfectora começam a ser instalados

Unidade de saúde será a primeira da rede a receber os equipamentos

Por Agência Brasília *

Equipamentos reduzirão custos com água e agilizarão processos de limpeza, por exemplo | Foto: Geovana Albuquerque / Agência Brasília

A Subsecretaria de Infraestrutura da Secretaria de Saúde começou a instalar duas novas autoclaves e uma termodesinfectora no Hospital Regional de Brazlândia (HRBz). Enquanto o primeiro aparelho é utilizado para esterilizar materiais e artigos médico-hospitalares, o segundo desinfecta e lava os produtos.

Com tecnologia mais avançada, os equipamentos serão capazes de reduzir custos com uso de água, trarão mais agilidade na limpeza e contribuirão para aumentar o tempo de vida útil de materiais fotossensíveis, como vidros de armazenar leite, por exemplo.

“Antes, eram equipamentos antigos com tecnologias defasadas. Agora, mudamos para uma tecnologia nova, em que um ciclo com capacidade de 300 litros gasta só 12 ou 13 litros de água”, explica Willian Gontijo, diretor de Engenharia Clínica, da Subsecretaria de Infraestrutura.

Para o técnico de enfermagem Stanley Motta, que trabalha utilizando os equipamentos, as novas autoclaves atenderão melhor à demanda, porque oferece mais capacidade de reprocessamento.

Desde que começou a instalação da nova autoclave, o HRBz está transportando o material a ser esterilizado para Ceilândia, todas as manhãs e noites. A previsão é de que dentro de dez a 15 dias a nova autoclave já comece a operar.

 

* Com informações da Secretaria de Saúde