10/03/2020 às 20:35, atualizado em 10/03/2020 às 20:37

HRL realiza palestra para capacitar servidores sobre o Covid-19

Participaram 107 profissionais de atendimento primário, secundário, gerentes, núcleo e clínica médica

Por Agência Brasília *

O Hospital da Região Leste (HRL) realizou nesta terça-feira (10) uma palestra sobre o plano de ação, resposta para possíveis ocorrências e o fluxo de atendimento na unidade para capacitar seus servidores para o enfrentamento do coronavírus (Covid-19). Participaram 107 servidores de atendimento primário, secundário, gerentes, núcleo e clínica médica.

A médica infectologista do Núcleo de Controle de Infecção (NCI) do HRL, Claúdia Neto Gonçalves, explicou que a palestra serviu para educar o profissional de saúde no sentido de que ele saiba o que fazer, como fazer, como se proteger e como proteger os demais pacientes da instituição.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Segundo a médica, a chance de contágio é mínima quando recomendações de especialistas são seguidas. “Se os profissionais de saúde seguirem todas as recomendações de higiene das mãos e de uso adequado dos equipamentos de proteção individual (EPIs), o profissional estará seguro”, frisa.

Sobre o transporte de passageiros infectados pelo coronavírus, a médica ressalta: “Ele vai ser transportado para o hospital de referência ou para fazer o tratamento em casa. De qualquer maneira, o transporte vai ser acionado para esse paciente e será feito com segurança, com todos EPIs adequados pra resguardar o profissional de saúde, e para que o paciente tenha segurança também de chegar no destino dele”, afirma Claúdia.

O Covid-19 é um vírus que causa doença respiratória com sintomas semelhantes a um resfriado (febre, tosse, dificuldade em respirar). A disseminação se dá de pessoa para pessoa, por gotículas respiratórias.

 

* Com informações da Secretaria de Saúde