11/03/2020 às 19:41

Secretaria de Saúde discute Planificação de Atenção à Saúde

Medida busca a organização da Rede de Atenção à Saúde no SUS de cada Região

Por Agência Brasília*

Nesta quarta-feira (11), o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, participou do I Seminário Distrital de Planificação de Atenção à Saúde, que abordou os principais desafios no processo de planificação da Secretaria. “A planificação aconteça em todas as Regiões, e com bastante eficácia. Tenho consciência da dificuldade de mudança nos processos de trabalho, mas quando os envolvidos perceberem que é possível, teremos sucesso”, avaliou o secretário.

O objetivo da planificação é fortalecer o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) de ordenadora e coordenadora do cuidado, integrada à Atenção Secundária buscando a organização da Rede de Atenção à Saúde no SUS-DF na Região. “Queremos melhorar cada vez mais. Por isso, ter assistência primária fortalecida é o primeiro passo para a integralidade com a atenção secundária”, afirma Okumoto.

Planificação é o aporte metodológico que permite desenvolver a competência das equipes para o planejamento e organização da atenção à saúde com foco nas necessidades dos usuários, baseando-se em diretrizes clínicas de acordo com o Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC)

Planificasus-DF

No DF, unidades básicas de saúde vitrine foram escolhidas em quatro regiões de saúde:

– Leste: iniciada em 2016, com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass);

– Centro-Sul: iniciada em julho de 2019, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi), com o apoio do Hospital Albert Einsten;

– Central e Sudoeste: iniciadas em outubro de 2019, a região conta com 19 unidades básicas de saúde e todos os profissionais da atenção primária foram capacitados.

Entregas

Está prevista para novembro a entrega de sete Unidades Básicas de Saúde Planificadas; 100% dos servidores da APS da Região de Saúde Centro-Sul capacitados; 100% dos profissionais da linha de cuidado de Hipertensão e diabetes da Policlínica do Guará capacitados e atuando no Modelo MACC.

*Com informações da Secretaria de Saúde