11/03/2020 às 12:39, atualizado em 11/03/2020 às 16:26

Taxistas ganham ponto de apoio próximo ao aeroporto

Espaço recebeu infraestrutura, banheiros, área de lazer, refeitório e, dentro de alguns dias, um campo de futebol será finalizado

Por Renata Moura, da Agência Brasília

O local ganhou quatro edificações. Nelas, os trabalhadores contam com banheiros interligados ao sistema de esgotamento sanitário, área de convivência e refeitório, além de um Ponto de Encontro Comunitário (PEC), para a prática de atividades físicas. Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal, em parceria com a Inframerica, administradora do Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek, entregou nesta quarta-feira (11) a revitalização de toda a área do Ponto de Táxi, localizado no acesso à quadra 14 do Park Way.

O local, inaugurado em 2015 sem qualquer infraestrutura, agora ganhou quatro edificações. Nelas, os trabalhadores podem contar com banheiros interligados ao sistema de esgotamento sanitário, área de convivência e refeitório, além de um Ponto de Encontro Comunitário (PEC), para a prática de atividades físicas.

Para o chefe do Executivo local, a entrega do espaço se une à proposta do governo de fortalecer o turismo no Distrito Federal. “Essa categoria estava há muito tempo abandonada e passou por muita dificuldade com a crise econômica e a inserção dos aplicativos”, ponderou o governador Ibaneis Rocha. “Essa entrega traz um pouco de dignidade para que eles possam trabalhar bem, contribuindo para o desenvolvimento da nossa cidade”, disse.

No local, também está previsto a instalação de um campo de futebol. “Queremos que aqui seja também um ponto de lazer para reunirem a família”, explicou Ibaneis. A demarcação do espaço já foi feita e os trabalhos de plantio de grama devem ser concluídos até o próximo mês.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

 “Quem viu as condições degradantes que a gente se abrigou aqui por anos sabe o quanto essa entrega é importante”, disse o presidente do Sindicato dos Permissionários de Táxis e Motoristas Auxiliares do DF (Sinpetaxi), Suéd Silvio. Segundo ele, há cinco anos, os trabalhadores utilizam o espaço convivendo com lama, falta de infraestrutura e perigos. “A gente usava contêineres, sem qualquer segurança. Tivemos amigos que se machucaram, idosos que cortaram os pés…”, lembrou.

Para ele, agora, com as novas instalações, a categoria comemora. “O governo nos devolveu a esperança. A gente se emociona quando vê o que está disponível para todos os taxistas aqui hoje”, elogiou o sindicalista.

” É com muita satisfação que a Administração Regional do Park Way participa da inauguração, uma conquista que há muito tempo a Sinpetaxi vem lutando para que se concretizasse. Trata-se de um ponto de apoio importante e necessário para a qualidade no trabalho dos motoristas de taxi do DF”, completou o administrador regional do Park Way, Kedson Mário Rocha Cirilo.

A cerimônia de entrega das obras realizada nesta manhã teve a presença das deputadas federais Flávia Arruda e Celina Leão; do deputado distrital Valdelino Barcelos; dos secretários de Governo, José Humberto Pires, e de Mobilidade, Valter Casimiro; do presidente da Novacap, Cândido Teles; e do diretor-presidente da Inframerica, Jorge Arruda, entre outras autoridades.