12/03/2020 às 17:10, atualizado em 12/03/2020 às 17:31

Usuários elogiam atendimento da Farmácia de Alto Custo de Ceilândia

Frequentadores destacaram que o serviço ficou mais rápido na unidade

Por Agência Brasília *

Mais atendentes em guichês acelera serviços prestados pela farmácia | Foto: Breno Esaki / Secretaria de Saúde

Quando Francisco Andrade, de 54 anos, foi à Farmácia de Alto Custo de Ceilândia para buscar seu remédio, achou que aguardaria por várias horas até ser atendido. Para sua surpresa, recebeu o medicamento bem mais rapidamente do que esperava.

“O atendimento está bem mais rápido, mais confortável, com mais pessoas nos guichês. Quando buscava antes, na farmácia da 102 Sul, esperava o dia inteiro. Aqui esperei bem menos. Ficou muito melhor”, contou.

Assim como ele, outros usuários da unidade de Ceilândia elogiaram as mudanças. Uma delas foi justamente a ampliação do número de guichês, que aumentou de 12 para 16 após as reformas no local. Dois consultórios para atendimento de farmácia clínica também foram revitalizados, totalizando quatro salas.

[Olho texto=”“Acho que fiquei em torno de 45 minutos na fila. Para quem já ficou horas, está bom demais”” assinatura=”Darci Pereira, aposentada” esquerda_direita_centro=”direita”]

Para a dona de casa Darci Pereira, moradora do Sol Nascente, mais atendentes nos guichês deram mais celeridade à fila da farmácia. “Agora está melhorando mais. Hoje, por exemplo, esperei menos. Acho que fiquei em torno de 45 minutos na fila. Para quem já ficou horas, está bom demais”, comentou.

Com as reformas, o prédio também ganhou uma climatização da área de estoque dos medicamentos. O objetivo é garantir a qualidade e a eficácia dos remédios, além de pintura nova, revitalização nos banheiros e mais assentos para espera.

Quem elogiou os novos assentos foi a aposentada Zenine Braga, de 62 anos, que também aguardou menos tempo para buscar seus medicamentos. “Da última vez que vim aqui, fiquei esperando entre cinco a seis horas. Agora foi bem menos. Já deu para economizar umas horinhas”, brincou a aposentada, após conseguir os medicamentos. “Além de mais rápido, o atendimento também está muito bom.”

Horário

Além das melhorias estruturais no início de março, o horário de atendimento das três Farmácias de Alto Custo do Distrito Federal foi ampliado. Agora elas funcionam das 7h às 19h, de segunda à sexta-feira, e aos sábados passou a funcionar das 7h às 12h.

“Acreditamos que isso também contribuiu para tranquilizar mais a procura na farmácia. Abrindo uma hora mais cedo, já foi possível dar uma vazão maior, o que melhorou o atendimento”, afirmou Mariane Montalvane, auxiliar operacional de Serviços Diretos da Farmácia de Alto Custo de Ceilândia.

Climatização da área de estoque garante preservação da qualidade e eficácia de medicamentos | Foto: Breno Esaki / Secretaria de Saúde

De acordo com a responsável pela unidade de Ceilândia, Aline Chagas, a ampliação do horário foi mais uma das estratégias da Secretaria de Saúde para reforçar os serviços na farmácia. “Junto com mais servidores para atender nos guichês, a reforma para ampliar o local e a mudança do fluxo, foi possível melhorarmos o atendimento”, ressaltou.

A expectativa é de que o complexo da farmácia de Ceilândia também terá mais um bloco revitalizado. Neste espaço serão desenvolvidas as atividades gerenciais e administrativas, bem como continua o funcionamento o cadastro de novos usuários e o atendimento a pacientes de insuficiência renal.

Atendimento

A farmácia de alto custo de Ceilândia, assim como as do Gama e da Asa Sul, faz parte do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica. Juntas, as unidades atendem cerca de 1.350 pessoas diariamente.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Em Ceilândia são 600 atendimentos diários, enquanto na Asa Sul são 500 e, no Gama, 250 atendimentos. Somente em Ceilândia foram dispensados, em janeiro, 253.523 medicamentos de alto custo.

 

* Com informações da Secretaria de Saúde