13/03/2020 às 17:34

Combate à dengue segue neste sábado em cinco RAs

Mobilização chamada de Dia D terá 250 bombeiros militares e 100 agentes da vigilância ambiental. Intenção é mobilizar a população para enfrentar a doença

Por Agência Brasília *

As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti no Distrito Federal não param de acontecer. Neste sábado (14), as regiões de Ceilândia, Fercal, Vicente Pires, Vila Planalto e Planaltina vão receber as equipes do Corpo de Bombeiros Militar e da Vigilância Ambiental para inspeção dos domicílios.

Foto: Saúde/Divulgação

A mobilização contará com o trabalho de 250 bombeiros militares e 100 agentes da vigilância ambiental. Além de 15 viaturas do Corpo de Bombeiros e dez viaturas da Vigilância Ambiental. Dessa vez, devido ao decreto publicado pelo governador Ibaneis Rocha em relação ao Coronavírus, não haverá a concentração que normalmente acontecia no início da ação.

O objetivo do Dia D de Combate à Dengue é mobilizar a população e órgãos públicos para as ações de enfrentamento à doença. Além de orientar a população sobre o combate correto ao mosquito transmissor da dengue.

Das 8h às 14h, as equipes se empenham em percorrer o maior número de casas, identificar focos e eliminá-los, além de orientar a população. A inspeção domiciliar é feita com tratamento biológico.

As ações promovidas pela Sala Distrital de Combate à Dengue incluem a utilização de drones para verificação de terrenos com edificações fechadas ou abandonadas e, também, helicópteros. Além da retirada de carros abandonados pelas ruas de todo o Distrito Federal.

A Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) também executa um trabalho constante de visita às residências e locais com prováveis focos do mosquito Aedes aegypti, trabalhando com manejos ambientais, aplicação de fumacê e educação ambiental.

O carro do fumacê passa nas regiões administrativas todos os dias, das 5h30 às 9h30 e das 17h30 às 21h30. 

* Com informações da Secretaria de Saúde-DF