13/03/2020 às 19:51, atualizado em 13/03/2020 às 19:59

Iges-DF consegue habilitar 31 leitos de UTI e assegura R$ 4,3 milhões anuais

Com o aval do Ministério da Saúde, recursos serão repassados do Governo Federal para investimento no setor de saúde do DF

Por Agência Brasília *

O Ministério da Saúde considerou como habilitado o funcionamento de 31 leitos do Hospital de Base, dos quais 25 leitos de UTI Tipo II Adulto e seis leitos de UTI Tipo II Pediátrica. Com isso, o governo federal reconhece o funcionamento qualitativo de leitos de UTI e passa a repassar R$ 4,3 milhões para a Secretaria de Saúde do DF, em parcelas mensais. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira (12).

O diretor-presidente do Iges-DF comemorou a habilitação dos leitos e lembrou que “isso só foi possível porque foram feitos investimentos para recomposição de recursos humanos, criado o Núcleo de Habilitação, que é coordenado pela Gerência de Qualidade e Risco, realizadas adequações nas estruturas físicas e reabastecido de insumos o Hospital de Base”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Esses recursos, oriundos do Fundo Nacional de Saúde, serão transferidos em parcelas mensais para a Secretaria de Saúde e poderão ser aplicados em diversos investimentos da área de saúde do DF. “Nós já estávamos com os leitos em funcionamento, ou seja, já tínhamos o custo. Agora, eles serão pagos pelo governo federal e esses recursos são de fundamental importância”, ressaltou o superintendente do Hospital de Base, Antônio Bonaparte.

Segundo o superintendente, os recursos começam a ser repassados a partir de abril e vai permitir que o Iges-DF possa solicitar ampliação do valor mensal repassado pela SES para o instituto, o que possibilitará mais investimentos em estruturas.

Para que fosse alcançada a habilitação, os leitos passaram pela avaliação de técnicos da própria Secretaria de Saúde, da Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde. Dos 31 leitos habilitados, 25 são da UTI Adulto e seis da UTI Pediátrica.

O Núcleo de Habilitação, coordenado pela Gerência de Qualidade e Risco, conta com pessoal específico para o monitoramento das habilitações e recebe também apoio do Compliance.

Hospital de Base

No Hospital de Base, há 76 leitos de UTI em funcionamento. Todos são geridos pelo Complexo Regulador da Secretaria de Saúde, em que manutenção e cuidado ao paciente são responsabilidade do Iges-DF.

Entre os leitos, são 20 da UTI Cirúrgica, 20 de Trauma, oito de UTI Coronariana, oito UTI Adulto Geral e 20 da UTI Pediátrica – neste caso, houve uma ampliação de 12 para 20, após a transferência da UTI Pediátrica do Hospital de Santa Maria para o Hospital de Base, em 2019.

 

* Com informações do Iges-DF