15/03/2020 às 10:17, atualizado em 15/03/2020 às 11:36

Chegou a vez das patas-de-vaca e das quaresmeiras 

Período chuvoso, segundo a Novacap, enche as vias de Brasília de rosa e roxo. Há pelo menos 55 mil exemplares da Tibouchina granulosa e da Bauínia-blaqueana à disposição do brasiliense

Por Agência Brasília *

Quem anda pelas ruas de Brasília sempre nota que a cidade foi cuidadosamente planejada pela Novacap para que contasse com o colorido das árvores floridas durante todo o ano. E nesse período de chuvas intensas o tom rosa das Bauínia-blaqueana, popularmente conhecidas como  patas-de-vaca se une as quaresmeiras rosas e roxas, tornando ainda mais linda a nossa capital.  

Foto: Novacap/Divulgação

O Departamento de Parques e Jardins da Novacap lembra que a Bauínia é uma árvore de origem asiática, introduzida no Brasil pelo paisagista Roberto Burle Marx – que a difundiu para todo o país em razão de sua característica única: sua floração se inicia no final do inverno, se estendendo por todo o verão e resistindo às chuvas intensas dessa estação.

A companhia estima que existam cerca de 30 mil patas-de-vaca espalhadas por todo o Distrito Federal. Parte dessa espécie está concentrada na Galeria dos Estados,  Eixo Rodoviário Sul, Praça de Portugal e nos balões da Via W 1 e L 1 sul.

Foto: Novacap/Divulgação

Já as Tibouchina Granulosa, ou quaresmeiras, nome pelas quais são conhecidas, podem ser encontradas nas cores rosa e roxa. Originárias da Mata Atlântica, essas árvores florescem duas vezes ao ano, nos meses de junho a agosto  e, de dezembro a março, sendo nesta última época mais abundante.

A Novacap tem catalogada cerca de 25 mil dessas árvores, entre roxas e rosas. Os servidores do DPJ explicam que, apesar da grande quantidade plantada, a espécie não possui muitos locais com grupos concentrado: está espalhada por toda a área verde do Distrito Federal. 

Mas se você deseja apreciar ou fotografar essas belas flores tipicamente brasileiras, poderá encontrá-las no Parque da Cidade e no Trevo de Acesso ao Lago Norte.

* Com informações da Novacap