16/03/2020 às 16:04, atualizado em 16/03/2020 às 16:09

Dia D contra a dengue visitou 1.210 imóveis em cinco cidades

No sábado (14), Ceilândia, Fercal, Vicente Pires, Vila Planalto e Planaltina foram alvo das inspeções

Por Agência Brasília *

Mobilização contou com o trabalho de 250 bombeiros militares e 100 agentes da vigilância ambiental | Foto: Secretaria de Saúde / Divulgação

Cinco cidades do Distrito Federal receberam agentes de vigilância e bombeiros em mais uma ação de combate à dengue. Foram visitados 1.210 imóveis em Ceilândia, Fercal, Vicente Pires, Vila Planalto e Planaltina, durante todo o sábado (14). Dessa vez, devido ao decreto publicado pelo governador Ibaneis Rocha em relação ao coronavírus, não houve concentração dos profissionais envolvidos, como em outras ações do Dia D.

A região com o maior número de imóveis no roteiro foi Planaltina, onde 294 foram visitados. Porém, desse total, 88 estavam fechados e outros nove barraram o acesso. Foram encontrados 696 depósitos, mas seis precisaram ser tratados e dez eliminados. Três focos do mosquito foram encontrados.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

No Setor O, em Ceilândia Norte, foram visitados 288 imóveis. Encontraram 562 depósitos, sendo que 92 foram tratados, 12 eliminados e dois focos encontrados. Na Vila Planalto, dos 259 imóveis da rota, 177 estavam abertos. Foram encontrados 896 depósitos, seis tratados, um eliminado e dois imóveis com foco do mosquito.

A Rua 6 de Vicente Pires teve 152 imóveis vistoriados. Foram encontrados 337 depósitos. Na região, dez imóveis tinham foco do mosquito. Porém, a cidade com maior número de focos encontrados foi a Fercal, com 13. Na região, dos 102 imóveis selecionados, apenas 81 estavam abertos e puderam receber tratamento e focos eliminados.

Agente da Vigilância Ambiental identifica potenciais criadouros do mosquito | Foto: Secretaria de Saúde / Divulgação

A mobilização contou com o trabalho de 250 bombeiros militares e 100 agentes da vigilância ambiental. Além de 15 viaturas do Corpo de Bombeiros e dez viaturas da Vigilância Ambiental.

O objetivo do Dia D de Combate à Dengue é mobilizar a população e órgãos públicos para as ações de enfrentamento à doença. Além disso, visa orientar a população sobre o combate correto ao mosquito transmissor da dengue.

 

* Com informações da Secretaria de Saúde