17/03/2020 às 17:28

Ampliado acordo de promoção do empreendedorismo e desenvolvimento

Elaborado pelo GDF e pelo Sebrae, Programa Cidade Empreendedora vai capacitar administradores, pequenos empresários e comerciantes até 2021

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal e o Serviço de Apoio às Pequenas e Microempresas do Distrito Federal (Sebrae/DF) ampliaram o programa Cidade Empreendedora, que, anteriormente previsto para encerrar em 2020, agora estará em vigor até 2021.

O objetivo do Cidade Empreendedora é promover o desenvolvimento econômico com apoio da gestão pública e de lideranças locais, fortalecendo o micro e o pequeno empresário nas regiões administrativas. Dessa forma, promove-se a cultura empreendedora dentro do serviço público para gerar maior conscientização da importância dos pequenos negócios na economia local, estimulando iniciativas e políticas públicas que beneficiem o empreendedorismo.

Por meio do programa, profissionais e servidores das administrações regionais e empreendimentos comerciais serão capacitados. Os administradores do DF já passaram por treinamentos, como Media Training, Coaching Empreendedor e Empretec. A ação prevê o investimento de R$ 6 milhões do Sebrae em treinamentos, consultorias, encontros e missões técnicas.

Capacitação pontual

“O acordo vem em ótima hora, porque vai dar a capacitação de que os administradores e seus técnicos necessitam”, aponta o secretário das Cidades, Fernando Leite. “Esse eixo de incentivo ao empreendedorismo vem no sentido de capacitar, dentro das regiões administrativas, os pequenos e microempresários; e, nesse cenário, estão inseridas as feiras, que possuem um projeto importantíssimo como o Feira Legal.”

O acordo, prossegue o secretário, também é importante porque “vem em um momento de crise por conta do novo coronavírus, o que pode significar um desaquecimento da economia”. E complementa: “Ele [o acordo] representa uma injeção na veia”.

O secretário de Governo, José Humberto Pires, destaca ainda o papel relevante do Sebrae nessa parceria: “O Sebrae é um grande parceiro do governo. Tem uma função fundamental no processo de melhorar a estrutura dentro das administrações”.

Pelo desenvolvimento

Além de José Humberto Pires e do secretário das Cidades, Fernando Leite, participaram da assinatura de ampliação do convênio a diretora técnica do Sebrae, Rose Rainha, e o gerente da assessoria de gestão estratégica e política do Sebrae-DF, Jorge Adriano.

“O Cidade Empreendedora é uma iniciativa singular no Distrito Federal que conecta o governo, o empresariado local e os parceiros comprometidos com uma ação realmente ousada em favor do desenvolvimento econômico e social no DF”, resume Rose Rainha.

Jorge Adriano, por sua vez, explica que o projeto está estruturado em sete eixos: Cultura empreendedora, Desburocratização, Educação Empreendedora, Compras Públicas, Salas do Empreendedor, Desenvolvimento Territorial e DF Números Regionalizados. “[O acordo] fortalece a atuação das Salas do Empreendedor nas administrações regionais e contribui com a função do Agente de Desenvolvimento Territorial, reforçando o seu papel de pensar e agir em favor de ações que sustentem o desenvolvimento local, melhorando o desempenho dos negócios e a vida de todos nas comunidades”, pontua o gerente.