17/03/2020 às 13:28

UBS 1 do Guará inicia dispensação de medicamentos controlados

Farmácia da unidade passou por readequação e aumentou o número de guichês

Por Agência Brasília *

Com a ampliação das instalações, atendimento ficou mais rápido | Foto: Breno Esaki / SES

A farmácia da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Guará I iniciou a dispensação de medicamentos controlados à população. A iniciativa foi possível após a instalação de uma sala maior, que ampliou o para armazenar mais remédios, além de ganhar mais dois guichês de atendimento.

“Antes, não havia condições de fazer essa dispensação porque o local onde ficava a farmácia era pequeno”, conta a gerente da UBS 2 do Guará. Desde que sua equipe providenciou as obras no local, a situação mudou. “Com isso, o atendimento ao usuário fica muito melhor”, afirma.

Uma das pessoas que elogiaram a mudança foi a cozinheira Jucélia Aureliano, 31 anos, que veio à unidade buscar os remédios para o tratamento de pressão alta do marido. “Agora o atendimento ficou mais rápido e mais organizado com os guichês extras. Foi um avanço”, avalia.

Área estratégica

Localizada em área próxima ao Hospital Regional do Guará (HRGu) e a várias paradas de ônibus, a farmácia fica em uma área estratégica para a população local, o que facilita o acesso. “Aumentaram as nossas opções para buscar medicamentos, porque, se faltar em um local, podemos pegar aqui”, confirma a costureira Cristina Gonçalves, 50 anos, que trabalha nas imediações do local.

A mudança também agradou os servidores. “Melhorou bastante”, destaca a servidora Ângela Ribeiro, servidora da unidade. “Agora estamos conseguindo dispensar os psicotrópicos que a população cobrava. Com as readequações, todo mundo está gostando.”

Mediante prescrição médica, os remédios são entregues à população pelo farmacêutico – no caso de medicamentos de controle especial – ou pelo técnico, a quem cabe a responsabilidade pelas demais medicações disponíveis. A farmácia funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 12h.

 

* Com informações da Secretaria de Saúde (SES)