18/03/2020 às 10:05, atualizado em 19/03/2020 às 16:41

Corpo de Bombeiros faz blitz preventiva nas entradas do DF  

Militares da corporação e da PRF atuam nas BRs 040 e 060 em busca de casos suspeitos em ônibus interestaduais. Ação não tem data para terminar

Por Renata Moura, da Agência Brasília

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do DF, em parceria da Secretaria de Economia e da Polícia Rodoviária Federal , fazem na manhã desta quarta-feira (18) blitze preventivas em duas rodovias que dão acesso ao Distrito Federal: a BR-040 e BR-060. Os militares abordam todos os ônibus interestaduais e fazendo a medição de temperatura dos passageiros em busca de possíveis casos de infecção pelo Coronavírus.

A ação (veja vídeo abaixo) não tem data para terminar. “É por tempo indeterminado. Até que possamos manter o equilíbrio da contaminação”, explica a tenente-coronel Daniela Ferreira, comandante do Centro de Comunicação Social dos Bombeiros.

Ela explica que a corporação já fez um fluxo de atuação baseado nas informações de circulação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). “Nossa atuação vai se concentrar no horário das 8h às 18h, quando circulam mais de três quartos do total de ônibus interestaduais”, precisou. 

Em cada ponto de blitze, o Corpo de Bombeiros pôs duas viaturas e uma ambulância, caso haja necessidade de verificação mais apurada. 

Eles estão usando câmeras térmicas no interior dos veículos e quando verificado algum passageiro com alteração de temperatura, os militares levam-no para uma investigação mais apurada já no interior da ambulância.

O motorista de ônibus Romiro Cavalcanti aprovou a medida. “É  Segurança pra todo mundo”. Transitando sempre na rota Rio Preto (GO)-Brasília, ele está atento às medidas preventivas. “Estamos usando álcool gel sempre e o veículo passa por limpeza assim que chega na garagem”, disse.