18/03/2020 às 12:52, atualizado em 18/03/2020 às 12:55

Informe sobre o coronavírus (Covid-19)

O primeiro caso confirmado de Covid-19 no Distrito Federal foi no dia 05/03. De acordo com este monitoramento a situação atual no DF é a que segue

Por Agência Brasília*

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Gecamp/Cievs), vem monitorando diariamente a situação epidemiológica mundial e nacional referente à Covid-19. No dia 28 de fevereiro foi ativado o COE-Covid-19-DF, que é uma estrutura operacional para gerenciamento da epidemia mundial, no Distrito Federal. Uma das funções do COE-Covid-19-DF é o monitoramento diário dos casos suspeitos detectados do DF e adoção das medidas indicadas.

O primeiro caso confirmado de Covid-19 no Distrito Federal foi no dia 05/03. De acordo com este monitoramento a situação atual no DF é a que segue:

Número de casos notificados para Covid-19:

Casos Notificados:

Confirmados: 34

Descartados: 94

Em investigação: 191

Total: 394

  • 5 casos com transmissão local.

Veja aqui a definição de caso suspeito.

No cenário mundial, vem ocorrendo um aumento no número de casos, totalizando 152.428 casos desde o início da epidemia até 15/03/2020. Enquanto na China, que responde por mais de 50% dos casos, se observa uma redução no número de casos novos da doença, nos demais países vem se registrando aumento.

O Ministério da Saúde passou a tomar como base para definição de casos suspeitos viajantes de todos os países  (http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/). No dia 25 de fevereiro foi confirmado o primeiro caso de Covid-19 no país, de um paciente procedente da Itália.

A Secretaria de Saúde do DF enfatiza as medidas que constam no Plano de Contingência para Epidemia da Doença pelo Coronavirus 2019 (Covid-19) do Distrito Federal. Os casos suspeitos de Covid-19 deverão ser notificados na plataforma RedCap, acessada neste endereço.

Informamos que desde a sexta-feira, dia 13/03, o banco de dados e o sistema de notificação do Formsus2 (RedCAP) do Ministério da Saúde está instável, o que provoca divergência com os dados do DF.

Obs.:

– Transmissão Local – quando a contaminação se dá por pessoa que entrou em contato com algum viajante positivo

– Transmissão comunitária – quando não é possível definir como foi feita a transmissão.