20/03/2020 às 19:04

Coleta seletiva é suspensa no Distrito Federal 

Decreto paralisa coleta seletiva, triagem de resíduos recicláveis e compostagem por tempo indeterminado. Recolhimento convencional é mantido  

Por Jéssica Antunes, da Agência Brasília 

Atividades do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) estão suspensas. Decreto publicado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (20) paralisa coleta seletiva, triagem de resíduos recicláveis e compostagem enquanto houver risco de transmissão do novo coronavírus. O texto não afeta recolhimento convencional e população deve redobrar cuidados. 

A decisão é mais uma medida de prevenção ao Covid-19 adotada pelo GDF. Desde a publicação do Decreto nº 40.548 de 20 de março de 2020, estão suspensas as atividades de coleta seletiva de resíduos sólidos recicláveis, assim como o recebimento e a separação desses materiais nos centros de triagem. Além disso, as usinas de compostagem também ficarão inativas para novos acolhimentos.    

O documento considera que a situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença na capital. O texto ainda ressalta que saúde é direito de todos e dever do Estado, que deve garantir políticas sociais e econômicas visando a redução do risco de doenças. 

Segundo o SLU, medida afeta o serviço das 11 cooperativas que fazem a coleta seletiva em 15 regiões administrativas. Da mesma maneira, paralisa a separação dos materiais nos galpões de triagem por outras 18 organizações.

Coleta convencional

Não há nenhuma mudança na coleta convencional de lixo úmido e misto das residências e comércios. Assessor especial do SLU, Guilherme de Almeida recomenda cuidados em casa para reduzir o risco de transmissão às pessoas que vão recolher o material nas ruas e àquelas que executarão o aterramento. 

“Ao descartar o lixo, a pessoa que estiver diagnosticada ou com suspeita da doença deve colocar o material envolto em outro saco para acondicionar melhor o resíduo que provavelmente está contaminado”, diz.