20/3/20 18:13
Atualizado em 20/3/20 às 19:25

Em busca de soluções contra o coronavírus

FAPDF adere à chamada da União Europeia que destina 45 milhões de Euros para pesquisa de diagnósticos e tratamentos para Covid-19

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) vai atuar diretamente na busca de soluções para o enfrentamento do novo coronavírus. A fundação aderiu à chamada “Desenvolvimento de terapêutica e diagnóstico para combater infecções por coronavírus”, lançada pela Innovative Medicines Initiative, junto com a Comissão Europeia e a European Federation of Pharmaceutical Industries and Associations (EFPIA). A chamada é aberta a pesquisadores e instituições brasileiras, com previsão de co-financiamento.

Foram destinados 45 milhões de euros para a iniciativa, que não estabelece limites mínimos ou máximos para as instituições participantes. Lançada de forma emergencial, diante da pandemia de Covid-19 que atinge o mundo, a chamada estabelece o dia 31 de março como data-limite para a apresentação de propostas, que serão avaliadas pelo lado europeu até 15 de abril.

A chamada não tem como objetivo finalizar o desenvolvimento de uma vacina, mas de identificar novos agentes terapêuticos e sistemas de diagnóstico precoces eficazes e confiáveis.

Os links de acesso ao edital e mais informações estão disponíveis na página de Chamadas Internacionais 2020 do site da FAPDF.

A apresentação das propostas deve ser realizada pelo site da chamada e por meio do envio de formulário de manifestação de interesses, ambos disponíveis na página indicada acima. O formulário, após preenchido, deverá ser encaminhado para o e-mail elisa.confap@gmail.com.

A comissão europeia orienta também que, ao entrar na página da chamada, o interessado pesquise no item “Partner Search” as localidades onde já existem manifestações de interesse com o intuito de ampliar e fortalecer as parcerias.

Mais informações e esclarecimentos podem ser solicitados pelo e-mail cootec@fap.df.gov.br.

 

* Com informações da FAPDF