21/03/2020 às 14:07, atualizado em 21/03/2020 às 14:32

BRT Sul: trecho terá substituição de pavimento 

Asfalto atual será retirado para construção de uma via de concreto, ideal para a frota dos veículos, entre o Viaduto Camargo Corrêa e o túnel que dá acesso ao aeroporto  

Por Jéssica Antunes, da Agência Brasília 

Para a troca do pavimento por um piso mais adequado à via, serão necessárias alterações temporárias no trânsito, mas o resultado final trará benefícios a todos que trafegam pelo local | Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) vai substituir o asfalto de um trecho da faixa exclusiva do BRT Sul. Será trocado o pavimento comum pelo rígido, entre o Viaduto Camargo Corrêa e o túnel que dá acesso ao aeroporto. O novo material, que é o indicado para a frota desses veículos, está incluso no contrato de restauração do Eixão Sul. As intervenções começam na próxima semana.

No trecho de 1,2 mil metros de extensão, a pista ainda é de pavimento flexível. O diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur, explica que no projeto original o corredor terminava um pouco antes, no Balão Sarah Kubitschek. Após o material ser escavado e removido, o solo passará por reforço para receber o concreto adequado ao transporte dos ônibus do BRT.

Intervenções no trânsito

Na sexta-feira (20), uma reunião do DER com a Secretaria de Mobilidade (Semob) tratou do plano para intervenção no trânsito, a ser divulgado nos próximos dias. Na próxima semana, a previsão é que os desvios sejam instalados para dar início à obra. Assim, os ônibus que percorrem o corredor exclusivo passarão a compartilhar as faixas com os demais veículos.

“A intervenção é em um ponto-chave da cidade, com movimentação de chegada e partida de pessoas, e vai causar transtornos, mas é necessária”, pontua o diretor-geral do DER. Engenheiro responsável pela obra, Jarbas da Silva esclarece que a intenção é que haja o menor impacto possível para a população.

Restauração do Eixão

A obra de revitalização dos 15 quilômetros do Eixo Rodoviário (DF-002), no trecho compreendido entre o Trevo de Triagem Norte (TTN) e o Trevo de Triagem Sul (TTS), está em fase final. Concluída a intervenção na pavimentação, a última etapa será a sinalização horizontal da via – pintura das faixas de rolamento e instalação de tachões. No Eixão Sul, já foram executados 90% do serviço; no Norte, 50%.