21/03/2020 às 20:19, atualizado em 21/03/2020 às 20:20

Ponte de madeira em Planaltina passa por restauração

Passagem entre as DF-320 e DF-310 está interditada após rompimento no centro da estrutura de madeira

Por Agência Brasília

Foto: Divulgação/DER

A obra compreende o reforço nas vigas e a troca de todo o assoalho da ponte, além da instalação de mais 3 vigas novas para evitar uma nova quebra na estrutura. Foto: Divulgação/DER

No início desta semana, uma ponte de madeira de 17 metros de comprimento e 5,5 metros de largura, localizada na VC-173, que faz a ligação entre a DF-320 e a DF-310, em Planaltina, teve o centro da sua estrutura destruída depois que um caminhão passou pela passagem fora do trilho. A madeira do elevado não suportou o peso e se rompeu, ocasionando o atolamento do veículo, que precisou que ser guinchado.

Imediatamente após o ocorrido, servidores do 1º Distrito Rodoviário do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) entraram em ação, interditando o local para veículos e pedestres para dar início ao trabalho de recuperação da passagem.

A obra, que é realizada por administração direta do Departamento, ou seja, pelos próprios servidores e com recursos do órgão, compreende o reforço nas vigas e a troca de todo o assoalho da ponte, além da instalação de mais 3 vigas novas para evitar uma nova quebra na estrutura. Somente após a conclusão dos trabalhos o trânsito no local deverá ser liberado.

Trânsito

De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Kênio Avelar, chefe do 1º DR, em três semanas a reforma deverá estar totalmente finalizada. “Estamos todos empenhados nesta obra com o objetivo de liberar o trânsito aqui na VC-173. Sabemos que uma interdição causa transtornos porque a população precisa procurar caminhos alternativos, mas é questão de segurança para todos”, esclareceu.

Após a conclusão da obra, aproximadamente mil moradores da região serão beneficiados, com uma ponte com estrutura e assoalho totalmente restaurados.

  • Com informações do DER