22/03/2020 às 16:14, atualizado em 27/03/2020 às 10:52

GDF e iniciativa privada reformam banheiros para população em situação de rua

Oito cabines, com chuveiro, vaso sanitário e pia devem ser entregues até o fim da próxima semana

Por Agência Brasília

Para reduzir o risco de contaminação da população em situação de rua pelo novo coronavírus (Covid-19), estão sendo reformados os banheiros públicos do Setor Comercial Sul. A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e empresários da região.

São oito cabines, próximas ao Banco BRB, bem no coração do SCS, onde há um fluxo intenso desse público. As unidades vão contar com chuveiros, vasos sanitários e pias. “A medida é mais uma do GDF no intuito de oferecer a possibilidade de higienização constante das pessoas, preservando sua saúde e minimizando os riscos de contágio pelo vírus”, destaca o secretário de Desenvolvimento Social, Ricardo Guterres.

A reforma nas estruturas começou neste domingo (22) e deve estar finalizada até o fim da próxima semana. Com a colaboração dos empresários do local,  ocorrem serviços na parte hidráulica, elétrica, revestimento, adequação na estrutura e instalação dos equipamentos.

Levantamentos recentes da Sedes dão conta de que cerca de 350 pessoas em situação de rua passam mensalmente pela região central do Distrito Federal, que envolve Comercial Sul, Torre de TV, Rodoviária do Plano Piloto, Rua das Farmácias e Setores Hoteleiros e Bancários.

Junto a esse público, a Secretaria de Desenvolvimento Social atua por meio de um atendimento chamado de Serviços Especializado em Abordagem Social (Seas). O trabalho é feito diariamente com 30 equipes de abordagem de rua. Durante o serviço, nos espaços públicos é apresentado o trabalho da Política de Assistência Social do DF, bem como feitos os encaminhamentos para a rede de atendimento.

* Com informação da Sedes