23/03/2020 às 09:53, atualizado em 23/03/2020 às 11:00

Defesa Civil alerta sobre abertura da Barragem Paranoá

Comportas foram abertas na manhã desta segunda-feira (23) e aviso foi para alertar moradores da região sobre o aumento no volume de água

Por Agência Brasília

Os moradores da região próxima ao Lago Paranoá receberam, na manhã desta segunda-feira (23), alerta emitido pela Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF). 

O motivo do aviso foi para que eles evitassem as margens do Rio São Bartolomeu, que poderia ter o volume de água aumentado com a abertura de duas comportas na Barragem do Paranoá – 10 centímetros de cada uma. 

Elas haviam sido abertas na última sexta-feira (20), após atingirem o nível estabelecido Agência Nacional de Águas (ANA). Mas foram fechadas no final de semana. 

De acordo com o coordenador de Operações da Defesa Civil, tenente-coronel Sinfrônio Lopes, a orientação aos moradores é importante, pois o volume de água pode mudar repentinamente. “O alerta local, com acionamento do sinal sonoro, foi dado antes da abertura. Fazemos isso também logo depois da abertura das comportas para garantir a segurança da operação”.

A operação foi finalizada por volta das 7h30, sem nenhuma intercorrência. Para garantir a segurança, o órgão acionou ainda o apoio do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). De acordo com Lopes, essa é uma medida de prevenção.

* Com informações da SSP/DF