23/03/2020 às 16:24, atualizado em 23/03/2020 às 16:39

Educação Infantil compartilha dicas contra a ociosidade no isolamento

Nas redes sociais, as publicações sugerem atividades educativas que as famílias podem fazer em casa

Por Agência Brasília *

Iniciativa visa manter em ação crianças de 0 a 5 anos e 11 meses de idade, longe do coronavírus | Foto: Tiago Oliveira / Secretaria de Educação

Pais, mães e responsáveis pelas crianças da educação infantil terão um papel fundamental durante a suspensão das aulas: vão substituir os professores que, como eles, estão em casa para evitar que a pandemia do coronavírus se espalhe. Por isso, a Secretaria de Educação está compartilhando dicas de lazer nas redes sociais. A ideia é manter em ação as crianças de 0 a 5 anos e 11 meses de idade.

As publicações com sugestões e orientações podem ser encontradas no Instagram oficial da Diretoria de Educação Infantil.

“Nossa equipe já fez uma série de propostas para atividades por duas semanas, com a interação dos estudantes com os pais. Mas se trata de um estudo dirigido, com uma sequência pedagógica”, explica o subsecretário da Educação Básica, Helber Vieira.

Educação Infantil Quantidade
Escolas 270
Crianças 0 a 5 anos 45.965
Creche- Crianças de 0 a 3 anos 734 (creches totalmente públicas)
Pré-escola – Crianças 45.231

? Acesse a Nossa Rede

Trabalho compartilhado nas redes sociais sugere, entre outras atividades, desenhar formas diferentes, trabalhos artísticos e até apoio na organização e limpeza da casa | Foto: Tiago Oliveira / Secretaria de Educação

Estudos em andamento

No momento, todas as áreas da secretaria estão envolvidas em um estudo sobre a oferta de educação a distância desde os anos iniciais do ensino fundamental até o ensino médio, que será divulgado oportunamente, assim que for aprovado pelo secretário de Educação, João Pedro Ferraz. O projeto, em desenvolvimento, está entre as propostas em estudo pela pasta para proporcionar aos estudantes a conclusão do Ano Letivo 2020.

O trabalho compartilhado nas redes sociais sugere, entre outras atividades, desenhar formas diferentes, brincadeiras, trabalhos artísticos e até apoiar na organização e limpeza da casa.

“São atividades educativas que as famílias podem fazer com os estudantes em casa e que contribuem para o processo de constituição das aprendizagens e desenvolvimento das crianças”, explica a diretora da Diretoria de Educação Infantil (DIINF), Andréia Pereira de Araújo Martinez.

 

* Com informações da Secretaria de Educação