23/03/2020 às 19:18, atualizado em 24/03/2020 às 09:12

Informe sobre o coronavírus no DF, dia 23 de março, às 19h 

Até o momento, o DF tem 138 casos confirmados de infecção por Covid-19, sendo oito sem relação direta ou indireta com viagens internacionais

Por Agência Brasília*

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Gecamp/Cievs), vem monitorando diariamente a situação epidemiológica mundial e nacional referente à Covid-19. 

No dia 28/02 foi ativado o COE-Covid-19-DF, uma estrutura operacional para gerenciamento da epidemia mundial, no Distrito Federal. Uma das funções do COE-Covid-19-DF é o monitoramento diário dos casos suspeitos detectados no DF e a adoção das medidas indicadas.

O primeiro caso confirmado de Covid-19 no Distrito Federal foi no dia 05/03. Desde então, até esta segunda-feira (23), já foram confirmados 138 casos, sendo que oito não tiveram relação direta ou indireta com viagem internacional.

No dia 20/3 o Ministério da Saúde reconheceu a existência de transmissão comunitária no território nacional, que já havia sido evidenciada em alguns estados. A partir desta nova fase, a notificação de casos passa a se concentrar nos casos confirmados, tendo em vista que os casos suspeitos que ainda estão em investigação representam uma parcela dos casos que já tem transmissão local. 

Transmissão

Da mesma forma, a informação sobre relação com viagens internacionais deixa de ter relevância, na medida em que grande parte dos casos passam a ser transmitidos dentro do país.

Gradativamente a notificação vai se concentrar nos casos graves e em casos com síndrome gripal que apresentam fatores de risco, por meio de um sistema de vigilância e de atenção voltado para a detecção e atendimento desses casos, refletindo a prioridade de evitar o agravamento e ocorrência de complicações que possam levar ao óbito. 

Cenário mundial

No cenário mundial, vem ocorrendo um aumento no número de casos, totalizando 332.930 casos desde o início da epidemia. Enquanto na China, onde se iniciou a pandemia, houve uma redução acentuada da ocorrência de casos novos da doença, na maioria dos países há registro de aumento. 

A Secretaria de Saúde do DF enfatiza as medidas que constam no Plano de Contingência para Epidemia da Doença pelo Coronavirus 2019 (Covid-19) do Distrito Federal.

* Com informações da Secretaria de Saúde