27/03/2020 às 18:55, atualizado em 30/03/2020 às 09:59

Sesipe suspende visitas aos presídios por mais uma semana

A medida estava em vigor desde o último dia 12 de março e tem caráter preventivo em função da pandemia provocada pelo novo coronavírus

Por Agência Brasília

A Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) anunciou, nesta sexta-feira (27), a suspensão das visitas aos presídios do Sistema Penitenciário do Distrito Federal até o próximo de 3 de abril, quando será feita uma nova avaliação. A medida, em vigor desde o último dia 12 de março, tem caráter preventivo e está alinhada às ações do Governo do Distrito Federal (GDF) voltadas para a prevenção do contágios pelo novo coronavírus.

Semanalmente, as visitas ocorrem nas unidades prisionais às quartas e quintas-feiras. Às sextas uma pequena parcela de sentenciados recebe visitantes.

“É importante que, por enquanto, as visitas ainda não voltem a ocorrer. Não temos nenhum caso de contágio nos presídios, o que se deve ao fato de toda a cautela e suspensões realizadas, tanto pela Segurança como pelos órgãos de justiça”, explicou o subsecretário do Sistema Penitenciário do Distrito Federal, o delegado Adval Cardoso.

As audiências judiciais estão suspensas até o próximo dia 30 de março, de acordo com portaria emitida pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Serão realizadas somente aquelas com extrema necessidade. Desta forma, as escoltas judiciais ficam suspensas. As hospitalares estão ocorrendo em casos necessários.

De acordo com o subsecretário, o banho de sol tem tido horário estendido, para compensação da suspensão de visitas e assepsia de celas. “As unidades adotam a rotina diária de duas horas de banho de sol. Dentro da possibilidade de cada presídio, o horário será estendido para três horas”.

Cartilhas e material informativos foram distribuídos a servidores. As informações estão sendo repassadas aos reeducandos. A Subsecretaria do Sistema Penitenciário (SESIPE) está seguindo orientações dos profissionais da Secretaria de Saúde, específicas para o ambiente carcerário, por meio de palestras e vídeos enviados por meio de WhatsApp.

Higienização 

A higienização de celas e viaturas foi reforçada. Além da utilização de uma tonelada de sabão em pó recebido pelo GDF como doação Sindicato do Comércio Atacadista do DF (Sindiatacadista-DF), a limpeza incluirá o Hipoclorito de Sódio, componente da água sanitária.

O Sistema Penitenciário também recebeu nesta semana 4 mil litros de água sanitária da Câmara de Diretores Lojistas do Distrito Federal (CDL – DF) e, na quinta-feira (26), o Sindicato dos Policiais Penais do Distrito Federal (Sindpen-DF) doou 3 mil litros de álcool 70% para auxiliar na limpeza.

*Com informações da SSP