31/03/2020 às 17:53, atualizado em 31/03/2020 às 18:22

Novacap recupera rede de águas pluviais rompida em Samambaia

Buraco surgiu no asfalto após dano a uma manilha na quadra 613/615 da cidade. Reparo deve ser concluído na quarta-feira (1º)

Por Jéssica Antunes, da Agência Brasília

Boas condições do clima permitiram que a obra fosse executada com rapidez | Foto: Novacap / Divulgação

O GDF trabalha para recuperar a rede de águas pluviais rompida na 613/615 de Samambaia. Ali, parte do asfalto cedeu, expondo um buraco de cerca de dois metros de profundidade. O local foi contido e sinalizado imediatamente e, nesta terça-feira (31), equipes de urbanização, infraestrutura, manutenção e drenagem da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) fizeram o reparo.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A resposta rápida ao problema faz parte do programa GDF Presente, que descentralizou maquinário para ações emergenciais pela capital, em parceria com a Administração Regional de Samambaia. Nesta terça, a terra úmida foi substituída e o asfalto refeito, mas a manilha não precisou de substituição por estar em boas condições externas. O reforço na parte interna, por dentro do cano, será feito na quarta-feira (1º).

Como estava antes… | Foto: Novacap / Divulgação

“Quando há rompimento de manilha da rede, a água infiltra a base do asfalto e a terra vai cedendo, até formar um buraco oco sob o asfalto. Quando passa um veículo mais pesado, o pavimento rompe”, explica o assessor da Diretoria de Urbanização da Novacap, Abrão Moreira.

Foi exatamente o que aconteceu: por volta das 15h30 de segunda-feira (30), um caminhão de lixo que transitava pelo local expôs o problema.

…e como está agora, com a chegada do GDF Presente | Foto: Administração Regional de Samambaia / Divulgação

Não houve danos à população ou prejuízo no sistema de drenagem pluvial. Segundo o administrador regional Gustavo Aires, o isolamento imediato do local foi necessário para evitar acidentes. “O local fica na avenida principal, com bastante movimento, porque dá acesso às quadras residenciais e ao comércio. À noite, o risco era grande”, explicou.