31/03/2020 às 14:29

Obras emergenciais no aterro sanitário de Samambaia

Os trabalhos estão sendo realizados por equipes próprias, sem interrupções durante os finais de semana e feriado, em razão da urgência da demanda

Por Agência Brasília *

As obras de escavação das bacias de contenção de chorume no aterro sanitário de Samambaia seguem em ritmo acelerado. Na última semana a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) entregou a primeira, das quatro novas bacias emergenciais que estão sendo construídas. A segunda unidade será entregue no final desta semana, mantendo assim a previsão de término para o dia 30 de abril.

 Os trabalhos estão sendo realizados por equipes próprias, sem interrupções durante os finais de semana e feriado, em razão da urgência da demanda, que visa conter o excesso de lixo líquido nesse período de chuvas intensas.

As novas lagoas de contenção terão capacidade para armazenar, com segurança, cerca de 40 milhões de litros de chorume. Somado às outras oito lagoas, o volume ultrapassa 120 milhões de litros. A medida visa evitar a contaminação do Córrego Melchior, que passa próximo ao local, onde, no período da seca, o líquido será lançado após passar por tratamento.

As obras irão totalizar 168 mil metros cúbicos de escavação, com investimentos previstos em R$ 1 milhão. “As chuvas ainda não cessaram, e a preocupação continua, por isso mantivemos, mesmo com a ameaça do Corona Vírus, as equipes trabalhando em ritmo acelerado, adotando, é claro, todas as medias preventivas de contágio. Lembrando que trata-se de uma obra que também interfere diretamente na saúde pública de nossa gente”, observou o Diretor de Urbanização da Novacap, Sérgio Lemos.

* Com informações da Novacap