01/04/2020 às 20:05, atualizado em 01/04/2020 às 20:14

Samu e Bombeiros unificam atendimento no Paranoá

Agora são quatro cidades com serviços em parceria. Isso evita que duas ambulâncias, por exemplo, atendam uma mesma ocorrência

Por Agência Brasília *

O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estenderam a parceria e unificaram os serviços para o atendimento na cidade do Paranoá e adjacências. O encontro foi realizado, nesta quarta-feira, no 10º Grupamento de Bombeiro Militar.

“A sociedade do Paranoá ganha em qualidade, aumento da oferta de serviço para o cidadão do Paranoá, Itapoã e adjacências, com a integração dos profissionais do Samu com as nossas guarnições”, comentou o Coronel do Corpo de Bombeiros, Álvaro Albuquerque.

Um dos objetivos dessa parceria com o Serviço Unificado de Atendimento Pré-Hospitalar (Suaphh) é a otimização de recursos humanos e insumos. Também vai haver mais agilidade no atendimento à população.

“Em de a gente mandar, muitas vezes, dois recursos para um socorro só, a gente vai enviar uma equipe – e o outra vai estar disponível para o próximo socorro”, explica o diretor-geral do Samu, Alexandre Garcia.

Com isso, o chamado “duplo acionamento” será corrigido – e isso evitará que mais de uma ambulância se desloquem juntas até a mesma ocorrência.

“A unificação começa desde a Central de Atendimento 192 ou 193, isso já tá se implementando. Qualquer cidadão que ligar vai cair no mesmo ramal, na mesma pessoa, mesmo atendente. É ele vai direcionar a viatura seja do Corpo de Bombeiros compartilhada, seja uma viatura do Samu para o que se fizer necessário”, ressalta o coronel Giancarlo Pedroso, Comandante de Atendimento de Emergência Pré-hospitalar – Gaeph.

O projeto do Governo do Distrito Federal, em parceria com os militares, começou no ano passado, no 1º Grupamento de Bombeiro Militar – CBMDF, no Plano Piloto. Depois foi a vez do 16º Grupamento de Bombeiro Militar do Gama, e agora estão sendo contempladas as cidades do Paranoá e Samambaia.

“Já iniciamos, desde maio do ano passado, na cidade do Gama e no quartel da Esplanada, na Região do Plano Piloto. Agora estamos ampliando para o Paranoá e Samambaia. São mais duas unidades contempladas nessa nova etapa”, finaliza o coronel do Corpo de Bombeiros, Álvaro Albuquerque.

* Com informações da Secretaria de Saúde-DF