02/04/2020 às 16:15, atualizado em 02/04/2020 às 16:19

Seagri garante abastecimento e segurança sanitária dos alimentos

Durante o período da pandemia do novo coronavírus, as atividades de defesa agropecuária continuam sendo realizadas

Por Agência Brasília *

A Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF) tem mantido suas atividades essenciais para garantir a produção e a distribuição regular de alimentos seguros à população, respeitados todos os cuidados para evitar a disseminação do vírus.

Dentre os serviços essenciais da Seagri, estão os desempenhados pela Subsecretaria de Defesa Agropecuária (SDA), definidos por meio da Portaria Nº 12, de 23 de março de 2020, que incluem as atividades de vigilância e certificações sanitárias e fitossanitárias, prevenção, controle e erradicação de pragas dos vegetais e de doença dos animais, e a inspeção de alimentos, produtos e derivados de origem animal e vegetal.

 “Um dos motivos que leva as atividades de defesa agropecuária a serem consideradas essenciais nesse momento é a sua relação direta com a defesa do consumidor, a saúde da população e a proteção da produção agropecuária”, destaca a subsecretária de Defesa Agropecuária da Seagri, Danielle Araújo.

O controle sanitário nas lavouras e rebanhos rurais, a fiscalização nas lojas agropecuárias, a inspeção dos produtos de origem animal e vegetal nas agroindústrias e a fiscalização do trânsito de animais, vegetais e produtos agropecuários garantem que alimentos, como queijo, ovo, leite e carnes sejam produzidos e cheguem à mesa do consumidor com qualidade.

A defesa agropecuária assegura o direito do consumidor de ter acesso a alimentos que atendam aos padrões de segurança e qualidade estabelecidos. Dessa forma, evita-se que as pessoas desenvolvam doenças que podem ser transmitidas pelos alimentos, o que poderia sobrecarregar ainda mais os serviços de saúde.

“Proteger a população de mais uma moléstia é algo essencial neste momento, para que elas não sejam obrigadas a procurar unidades de saúde por mais um motivo nesse momento em que já há uma sobrecarga”, ressalta Danielle Araújo

Além disso, a defesa agropecuária atua na garantia da produção agropecuária, fundamental para a economia do país. Para assegurar a produção de alimentos no campo, é preciso evitar a entrada e disseminação de pragas nas plantações, e a ocorrência de doenças nos rebanhos que provoquem impactos no abastecimento de alimentos, na economia e na saúde pública.

Até mesmo porque algumas das doenças que acometem os animais podem ser transmitidas às pessoas. Ainda, a inspeção nos estabelecimentos agroindustriais é essencial para certificar o processamento de alimentos seguros e de qualidade, fortalecendo a cadeia produtiva do agronegócio.

Ajustes foram realizados nas atividades de defesa agropecuária da Seagri, sendo substituída a prestação de alguns serviços presenciais pelo atendimento on-line ou telefônico. A Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal e Vegetal – DIPOVA está agilizando os processos de registro de agroindústrias, fomentando assim a abertura de novas empresas e a recuperação da economia após esse período. Confira aqui (Serviços SDA coronavirus) como fica a prestação dos serviços de defesa agropecuária durante o enfrentamento à pandemia da Covid-19.

“Todos os cuidados estão sendo tomados para que os servidores não se contaminem. A equipe da Defesa Agropecuária do Distrito Federal entende bem o seu papel essencial nesse momento, e está trabalhando com muito comprometimento e responsabilidade para contribuir com a saúde da população, com a sustentabilidade do agronegócio brasileiro, e com o abastecimento de alimentos para todas as famílias do DF”, reforça a subsecretária de Defesa Agropecuária.

* Com informações da Seagri-DF