02/04/2020 às 13:59, atualizado em 02/04/2020 às 15:18

Varejão e Mercado da Agricultura Familiar voltarão a funcionar

Por força de decreto, ambos estavam fechados desde 18 de março, pois são classificados como feiras permanentes

Por Agência Brasília *

Uma das feiras mais importantes da capital voltará a funcionar, segundo o Decreto 40.583 publicado pelo Governo do Distrito Federal nesta quarta-feira (1/4). O documento faz parte das medidas tomadas pelo GDF para o enfrentamento da emergência de saúde pública, situação decorrente da pandemia de coronavírus.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Assim, o Varejão e o Mercado da Agricultura Familiar estarão reabertos aos sábados, com funcionamento a partir de 11 de abril. O Mercado Livre do Produtor continuará funcionando normalmente.

Desde o dia 18 de março, obedecendo às medidas do Decreto nº 40.529, o Varejão e o Mercado da Agricultura Familiar estavam fechados, pois são classificados como feiras permanentes.

Segundo o novo diploma legal, as feiras permanentes poderão funcionar apenas para a “comercialização exclusiva de gêneros alimentícios, sendo vedados o consumo no local e a disponibilização de mesas e cadeiras aos frequentadores”.

Ressalta-se que haverá fiscalização por órgãos governamentais do DF, inclusive “em conjunto com os demais órgãos de fiscalização e forças policiais do Governo [do Distrito Federal], que poderão inclusive aplicar suas legislações específicas”.

Veja aqui  o Decreto nº 40.583 na íntegra

Apoio aos produtores do Varejão

Ponto de encontro dos brasilienses aos sábados, o Varejão é uma feira permanente com quase 160 expositores e aproximadamente 600 bancas com produtos variados, como gêneros alimentícios, artesanato e produtos correlatos.

Sem funcionamento desde o dia 18 de abril, e pensando em diminuir o impacto financeiro da crise nos produtores, a Centrais de Abastecimento do DF (Ceasa-DF), nos últimos dias lançou campanha incentivando e divulgando em seu Instagram (@ceasadf), os produtores que estavam trabalhando com delivery.

Seguindo as recomendações de combate ao coronavírus pelas autoridades de saúde, a Ceasa disponibiliza sabão líquido nos banheiros e álcool em gel para assepsia. Também trabalha para conscientizar todo o público frequentador da entidade de abastecimento a respeito da doença e das medidas preventivas para evitar o contágio.

 

* Com informações da Ceasa-DF