03/04/2020 às 13:20

GDF presente retira mais de 500 toneladas de entulho em Planaltina 

Ação, próxima à Escola 15 de Planaltina, evita a proliferação do mosquito da dengue na região 

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília

 

A operação de retirada de entulhos durou três dias | Foto: Divulgação

Além do combate ao novo coronavírus, o Governo do Distrito Federal (GDF) segue na luta contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti – dengue, zika e chikungunya. A mais recente ação nesse sentido foi a remoção de cerca de 540 toneladas de entulho em Planaltina. Durante três dias, a equipe do GDF Presente do Polo Norte retirou todos os resíduos das proximidades da Escola 15, na Estância 03, localizada na região.

Foram utilizados cinco caminhões, que fizeram três viagens por dia até a Unidade de Recolhimento de Entulhos (URE) da Estrutural. “A quantidade de lixo nesse local é muito grande”, explica o coordenador do polo, Ronaldo Alves. “Com essa ação, estamos reduzindo as chances de proliferação do mosquito da dengue e, consequentemente, o risco de a população ser contaminada”.

Reconstrução de acessos 

Além da retirada do lixo, o GDF presente também reconstruiu dois acessos perto da Escola Classe Rural Córrego do Atoleiro, que fica no Km 18 da DF-345. Alves explica que, devido às fortes chuvas, as entradas desmoronaram. “Os veículos não conseguiam acessar. Então, recompusemos sete quilômetros de pista, limpamos as bacias e construímos as saídas de água para que, da próxima vez que chover, esse problema não aconteça novamente”.

Cerca de 12 profissionais participaram da obra durante três dias, com a ajuda de dez caminhões. Entre os veículo,s estavam uma pá-carregadeira, uma patrol, uma retroescavadeira, um caminhão com carroceria e um caminhão-pipa. Paralelamente à obra, o GDF Presente retirou galhadas e limpou pontos de ônibus da cidade.