3/4/20 11:31
Atualizado em 3/4/20 às 12:01

Mastro da bandeira do Brasil será reformado

Novacap contratou empresa que vai revitalizar o monumento que tem quase meio século de vida

Fotos: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

O mastro com a bandeira do Brasil é, sem dúvida, o monumento que mais chama a atenção na Praça dos Três Poderes. O símbolo do país está erguido a 105 metros de altura, feito com 286 metros quadrados de tecido que pesa 90 quilos. Um estrutura e tanto que representa a convergência entre os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

Também conhecido como Mastro Nacional de Brasília foi inaugurado em 1972 e projetado para ter 24 anéis de ferro para representar cada estado brasileiro (de lá pra cá foram criados mais dois e, assim, hoje, temos 26 mais o Distrito Federal). Com quase meio século de vida, a atração turística apresenta desgastes na estrutura e vai passar por reparos em breve.

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) contratou uma empresa, por meio de licitação, que fará a reforma e tem como principal foco acabar com a ferrugem. Mas não é só isso. Está prevista a manutenção dos sistemas de elevação e transporte, do motor de tração e inclinação, dos quadros de distribuição, controle e comando, da cabine, dos cabos de aço, dos poços de elevador e das polias de tração e desvio.

O custo da obra ficará em torno de R$ 315 mil e a previsão é de que em menos de um ano tudo estará pronto. É o que espera o artesão Marlon Costa de Goes, 43 anos.“Vai ser uma boa reformar essa bandeira. Quanto mais turistas, maiores, as minhas vendas”, prospecta.

Mesmo com a Esplanada dos Ministérios vazia devido ao perigo do coronavírus, o morador de Santa Maria Rudney dos Santos, 32 anos, parou rapidamente em frente ao mastro e disse: “Eu nunca tinha percebido que cada pilar do mastro representa um estado”, admira. “Vai ser um trabalho grande. Mas tem que dar valor à bandeira, pois ela simboliza a nossa pátria”. A troca da bandeira é feita mensalmente a cada primeiro domingo.

Galeria de Fotos

Mastro da bandeira do Brasil será reformado