06/04/2020 às 18:56, atualizado em 06/04/2020 às 19:03

Defesa Civil orienta como fazer doações de forma correta

Verificar o prazo de validade do que for doado é a primeira medida a ser observada, ensina a instituição

Por Agência Brasília *

Iniciativas para doação de alimentos, itens de limpeza e vestuário têm surgido por parte de cidadãos e dos setores produtivo e privado. Para fazer a entrega do material com segurança e atenção aos cuidados com higiene, a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) faz orientações e disponibiliza canal direto com o órgão para tirar dúvidas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Verificar o prazo de validade do que for doado é a primeira medida a ser observada. Caso a doação seja feita para asilos ou casas que abrigam idosos, o ideal é que os itens sejam levados até o local por pessoas que não apresentem sintomas da Covid-19 e que usem máscaras, luvas e álcool em gel.

Se as doações ocorrerem em lugares abertos, o ideal é organizar o público em filas. Para organização das filas, utilize apito ou alto falante e, caso seja necessário, solicite apoio das forças de segurança.

Para mais informações e orientações pontuais, a Defesa Civil solicita que envie um e-mail para defesa.civil@ssp.df.gov.br.

“A ajuda humanitária é extremamente importante numa situação como a que estamos vivendo, mas é preciso estar atento às medidas de segurança e ter extrema cautela na entrega do material”,  disse o subsecretário da Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra.

“Desta forma, é interessante colocar as pessoas com mais idade no começo da fila, seguidos pessoas com deficiência, mulheres e crianças, e, por último, os homens. Não esquecer dos equipamentos de proteção individual e álcool em gel também é um cuidado que se deve ter”, acrescentou Bezerra.

 

* Com informações da Secretaria de Segurança Pública