06/04/2020 às 14:28

Iprev/DF prorroga prazo para suspensão de prova de vida

A prorrogação se estende até o dia 3 de maio apenas para os aposentados e pensionistas que deveriam fazer a prova de vida neste ano

Por Agência Brasília *

O Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal publicou nesta segunda-feira (6) portaria que suspende até o dia 3 de maio a realização da prova de vida para aposentados e pensionistas.

O objetivo da medida é reduzir o risco de contágio pelo novo coronavírus entre aposentados que, conforme o Ministério da Saúde, é o grupo considerado mais vulnerável ao agravamento da síndrome provocada pelo vírus, e por isso a necessidade de cuidados extras.

A medida vale apenas para os beneficiários que deveriam realizar a prova de vida no ano de 2020, bem como para aqueles que necessitam de agendamento domiciliar para a realização do procedimento. Esses beneficiários não sofrerão nenhum prejuízo como cancelamento ou suspensão do pagamento.

Entretanto, aqueles que ainda não realizaram a prova de vida referente ao ano de 2019 ou que já se encontram com o pagamento suspenso devem procurar a agência do BRB mais próxima da sua residência.

Prova de Vida

A prova de vida é uma exigência feita pela Secretaria de Previdência para todos os beneficiários do RPPS. Uma vez ao ano, na data do seu aniversário, o beneficiário deve comparecer à agência bancária e comprovar que está vivo sob o risco de suspensão e posterior cancelamento do benefício. Esse procedimento é obrigatório e é uma forma de evitar fraudes e pagamentos indevidos.

Calendário

Em função do Decreto nº 40.520, de 14 de março de 2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus, que determinou a suspensão de diversos serviços e atividades, o Iprev/DF suspendeu a realização da prova de vida por 30 dias podendo ser prorrogado por igual período quantas vezes se fizer necessário.

Assim, tão logo as atividades retornem a sua normalidade, o Iprev divulgará novo calendário para a realização dos procedimentos.

* Com informações do Iprev/DF