06/04/2020 às 16:18, atualizado em 06/04/2020 às 16:43

Novacap implementa mais ações no combate ao coronavírus

Companhia adota cuidados com servidores, higieniza estrutura institucional e segue à risca as demais orientações da Organização Mundial de Saúde

Por Agência Brasília *

Cuidados com a integridade física dos servidores, inclusive os de trabalho de externo, são integralmente cumpridos pela Novacap | Foto: Novacap / Divulgação

A cidade não pode parar. Serviços de manutenção de áreas verdes, restauração de  vias públicas, drenagem e desentupimento de redes de esgoto continuam a ser executados pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). A empresa dispensou do trabalho presencial todos os servidores que se enquadram no grupo de risco de contrair a Covid-19, doença causada pelo coronavírus, e estabeleceu sistema de teletrabalho para parte dos empregados das áreas administrativa e de projetos.

Mas, para manter as atividades essenciais, em sua maioria externas, a companhia adotou todas as medidas de segurança e prevenção estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Visando intensificar o combate ao novo coronavírus, a empresa tem  realizado, desde a última semana,  a higienização de todo o complexo de dependências com  hipoclorito de sódio e água. De acordo com  João Carlos Schubert, chefe do Departamento de  Serviços e Atividades Gerais (Seage), essa ação perdurará até que a transmissão do vírus se estabilize.

“Brasília depende de nossos trabalhos e estamos em total atividade, ainda que com efetivo reduzido. Por isso precisamos proteger os que estão em trabalhos externos, assim como os que se encontram aqui no prédio. A limpeza rigorosa é sempre a melhor forma de prevenção”, destacou.

Comunicação

Com o início da pandemia, a equipe de Comunicação Institucional da Novacap também  deu início a uma campanha de conscientização sobre a importância da higienização pessoal além de dicas de como realizar a lavagem das mãos de forma adequada. Também foi divulgado um alerta sobre o uso de máscaras e demais equipamentos de proteção individual (EPIs).

O avanço da doença para o Brasil e o surgimento de casos de Covid-19 no Distrito Federal fez com que a Novacap adotasse medidas emergenciais em relação aos seus servidores.

Uma delas, foi a redução de dez para cinco no número de empregados que utilizam as vans de transporte, responsável pelo deslocamento até as obras existentes em  todo DF. Esses veículos agora circulam com os vidros abertos e há, ainda, a higienização interna do veículo, antes e depois de sua utilização. Para esses servidores externos também são disponibilizadas máscaras, luvas descartáveis e álcool em gel.

Todas as instalações da companhia são devidamente higienizadas | Foto: Novacap / Divulgação

Como essas ações em campo precisam de aporte local, alguns servidores da Novacap voltaram às suas atividades internas. Mas a empresa reduziu o número de pessoas em cada sala, visando manter o distanciamento físico indicado pela OMS.

Diretor-presidente da Novacap, Candido Teles destaca a preocupação de toda a diretoria colegiada com a saúde dos servidores que seguem nas ruas, inclusive os empregados das empresas terceirizadas.

“Nossos colegas são orientados e fiscalizados pela Novacap na execução destes serviços. Estamos atentos às normas da OMS, por isso cumprimos  rigorosos protocolos de proteção contra o novo coronavírus. Nossa preocupação é extensiva aos funcionários das empresas contratadas”, afirmou Teles.

* Com informações da Novacap