08/04/2020 às 15:45

Hran só recebe pacientes de Covid-19

Hospital é referência no tratamento de coronavírus e está ampliando leitos de UTI

Por Agência Brasília *

O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) é referência no tratamento de pacientes de coronavírus. Por conta disso, foi esvaziado e, atualmente, está recebendo somente pacientes com Covid-19, sejam adultos ou crianças.
Atualmente, encontram-se na ala dos queimados cinco pacientes e na ala dos cuidados paliativos, 20. Até a manhã desta quarta (8), havia 41 pacientes internados no Hran com suspeita de coronavírus, aguardando o resultado da testagem para Covid-19. Esses pacientes encontram-se na enfermaria e no box da emergência.

“Apenas a ala dos pacientes queimados e dos pacientes de cuidados paliativos continuam no Hran, pois os outros hospitais da rede não possuem estrutura para receber essas especialidades. Porém, essas duas alas estão isoladas e com fluxo restrito”, explica o secretário adjunto de Assistência, Ricardo Tavares, em coletiva de imprensa realizada no Hran, na manhã desta quarta-feira (8).

Dos dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, sete estão ocupados com pacientes acometidos pela Covid-19. “Todos os leitos de UTI destinados ao tratamento de coronavírus estão sendo regulados pelo Complexo Regulador de Saúde. Além disso, todas as tomografias no Hran são para pacientes de coronavírus, já que a doença não é identificada em um exame simples de raio-X”, observa o secretário adjunto.

Hoje, são 73 leitos de UTI em pleno funcionamento, somente nos hospitais da rede. Sendo 40 no Hospital Regional da Santa Maria, dez no Hran, dez no Hospital da Criança de Brasília (HCB), oito no Instituto Hospital de Base (HB) e cinco no Hospital Universitário de Brasília (HUB). A Secretaria de Saúde tem trabalhado para ampliar o número de leitos e aumentar a capacidade de atendimento.

Ampliação

A fim de se preparar melhor para receber os pacientes com coronavírus, está sendo feita a ampliação de leitos de UTIs adulto em parte da ala de Pediatria. Serão instalados 15 novos leitos no local. Além disso, há mais de 200 leitos de enfermaria no Hran.

“A ampliação de leitos de UTI é uma das obras mais importantes, principalmente neste momento de pandemia, porque os pacientes com coronavírus demandam um tempo bem maior de internação”, afirma o diretor do Hran, Ulysses Castro.

Distribuição

Para esvaziar a emergência do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), os pacientes que não se enquadrem em casos suspeitos de coronavírus devem procurar os hospitais que atendem sua Região de Saúde. As especialidades de Pediatria e Clínica Médica serão distribuídas em todos os hospitais da rede, exceto o Hospital de Base, que é referência em trauma.

“Emergência para Covid continua sendo no Hran. A porta de emergência de pediatria geral foi para o Hmib. A gineco-obstetrícia foi distribuída pela rede Cegonha, do Ministério da Saúde. Pacientes da Região Centro-Sul irão para o Hmib. Região Central, obstetrícia no HUB. Politrauma ficou no Hospital de Base e a parte ambulatorial para as policlínicas da Região Central”, explica Ricardo Tavares.

HUB

O hospital funciona como retaguarda do Hran. O HUB está realizando partos e atendimentos de emergência em obstetrícia para as gestantes dos seguintes locais: Asa Norte, Lago Norte, Noroeste, Varjão e Granja do Torto, locais atendidos até então pelo Hran, além das moradoras de Águas Lindas, conforme Portaria nº 1.321 de 18/12/2018.

O serviço de hemodiálise do HUB criou 20 novas vagas para dar suporte aos pacientes internados no Hran e àqueles em tratamento nas unidades de terapia intensiva de outros hospitais da rede pública que precisam desse procedimento e apresentam condições clínicas de alta, sem necessidade de manutenção do cuidado crítico.

* Com informações da Secretaria de Saúde