09/04/2020 às 19:18

Doações arrecadadas na campanha do GDF começam a ser distribuídas à população

Noventa e uma instituições cadastradas receberão a ajuda

Por Agência Brasília

Dez instituições de atendimento à população idosa receberam, nesta quinta-feira (9), doações da campanha criada pelo governo do Distrito Federal para mobilizar o DF a ajudar as pessoas vulneráveis durante a pandemia do novo coronavírus. Esta foi a primeira entrega da ação iniciada no dia 25 de março com a coordenação da Secretaria de Economia e o apoio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e de outros órgãos do GDF, que fazem parte do Comite? de Emerge?ncia COVID-19.

No total, 91 entidades cadastradas pela Sejus serão beneficiadas. Além de idosos, elas atendem população em situação de rua, entre outros públicos em situação de vulnerabilidade. “Vivemos um momento difícil. Precisamos da união e da solidariedade de todos para ajudar as instituições e pessoas carentes a superarem essa crise provocada pelo novo coronavírus. É gratificante ver essas doações nas mãos de quem precisa”, destacou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, ao participar da entrega das primeiras doações no galpão localizado no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).  Ela estava acompanhada por representantes das secretarias de Economia e de Desenvolvimento Social, que integram o comitê responsável pela coordenação da campanha.

A  representante do Lar dos velhinhos  de Taguatinga Sul, irmã Maria José da Silva, foi a primeira a comparecer ao local de distribuição. Ela conta que os donativos chegaram em boa hora. “A nossa casa depende desse tipo de ajuda para se manter em funcionamento. Por isso, ficamos muito felizes em sair daqui com esses colchões, alimentos e produtos de limpeza. Tudo isso será muito bem usado pelos nossos velhinhos”, disse emocionada a funcionária da instituição, onde estão acolhidos 32 idosos.

Novos parceiros

As doações não param de chegar ao depósito no SIA. No mesmo dia em que começaram as entregas, a campanha recebeu o apoio de mais uma área do setor produtivo: a construção civil, representada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Materiais de Construção (Sindmac) e a Associação dos Comerciantes de Material de Construção (Acomac).

No total, as instituições destinaram 4.800 litros água sanitária, 800 fardos de papel toalha e 4.800 detergentes de 500ml. Os dois caminhões abastecidos com esses materiais foram descarregados no galpão da Secretaria de Economia do DF, onde é feita a armazenagem e triagem das doações.

O trabalho foi acompanhado pela secretária da Sejus, Marcela Passamani, pelas secretarias de Economia e Desenvolvimento Social, além dos presidentes do Sindmac, Carlos Aguiar, e da ACOMAC, Mateus Carvalho.

Doações

Além do setor produtivo e das empresas, qualquer cidadão pode fazer doações entregando nos supermercados ou diretamente à Secretaria de Economia no endereço SIA – SAPS, TRECHO 01, LOTE H – Setor de Indústria e Abastecimento/DF.

As doações em dinheiro devem ser feitas para a seguinte conta:

Age?ncia 0100-7, Conta Corrente 062.958-6, CNPJ 00.394.684/0001-53, Banco 070 – Banco de Brasi?lia – BRB.

Saiba mais: www.portaldovoluntariado.df.gov.br

Ou mande um WhatsApp para  99173-6071, canal do programa Voluntariado em Ação.

*Com informações da Sejus