09/04/2020 às 15:48, atualizado em 09/04/2020 às 15:50

Obra em trecho da DF-001 segue na fase da pavimentação

Demanda de 20 anos da comunidade vai beneficiar cerca de 40 mil produtores rurais da região

Por Agência Brasília *

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) segue a etapa de pavimentação de um trecho de 8,2 km da DF-001 (Estrada Parque Contorno-EPCT), entre a DF-430 e a DF-220, no Núcleo Rural Morada dos Pássaros, em Brazlândia.

A obra que teve início no segundo semestre do ano passado já alcançou 45% de execução total. Neste período, o órgão já realizou aproximadamente 8 km de terraplenagem, o que representa 82% da extensão total do trecho que será pavimentado.

Foram executados ainda 50% do serviço de drenagem, 50% de construção das seis passagens de fauna e realizada a aplicação de 30% da capa asfáltica.

A demanda da comunidade é antiga: são mais de 20 anos aguardando por esta obra que, depois de concluída, além de beneficiar cerca de 40 mil produtores rurais da região vai proporcionar conforto e segurança viária aos aproximadamente 35 mil motoristas que trafegam diariamente pelo local.

Além de pavimentação, estão sendo realizados os serviços de drenagem e sinalização vertical e horizontal, obedecendo às condicionantes ambientais que visam proteger o meio ambiente. A obra está orçada em aproximadamente R$14, 5 milhões e deve ser concluída na primeira quinzena de agosto.

Melhoria na região

Devido à intensidade do período chuvoso no começo deste ano, essa obra de pavimentação teve o ritmo dos trabalhos desacelerados, já que o serviço de terraplenagem e de pavimentação não pode ser realizado no solo úmido.

O engenheiro responsável pela obra, Antônio Gomes, garante que com o fim das chuvas a obra vai retomar o ritmo normal. “Nós adiantamos ao máximo os trabalhos antes da chegada do período chuvoso. E agora, com o início do período de estiagem, os 50 funcionários envolvidos no serviço vão fazer de tudo para entregar a obra à população o mais breve possível”, declarou.

Menos trânsito nas outras rodovias

A conclusão desta obra vai melhorar o tráfego não só nesta região, mas também em vias próximas. Para o superintendente de obras do DER-DF, Cristiano Cavalcante, esta obra é muito importante, pois representa o alívio no tráfego de outras rodovias distritais. “Depois de concluída essa pavimentação, os veículos de cargas pesadas vão passar a circular por este trecho, o que vai desafogar a trânsito na Estrutural e na EPTG, principalmente no caso dos caminhões que vão em direção à Bahia e Goiás”, finalizou.

* Com informações do DER-DF