13/04/2020 às 19:39

Sejus convida população a ajudar os idosos em suas atividades diárias

Inscrições devem ser feitas no Portal do Voluntariado

Por Agência Brasília

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) disponibiliza a partir desta segunda-feira (13/4), no Portal do Voluntariado, o programa “Adote um Idoso”, para mobilizar jovens e adultos a contribuírem com a proteção desta população contra o coronavírus (Covid-19). A iniciativa visa estimular as pessoas a exercerem atividades do dia a dia para os idosos, como ir ao mercado e à farmácia.

Os interessados em participar do projeto deverão se cadastrar como voluntários no portal www.portaldovoluntariado.df.gov.br, que integra o programa da Sejus e já tem 26 mil voluntários registrados. Esta ação colaborativa não implica em nenhum custo para a pessoa idosa. De acordo com secretária da Sejus, Marcela Passamani, “o objetivo da iniciativa é garantir o isolamento social dessa população, considerada pela área da saúde como uma das mais vulneráveis nesta pandemia do Covid-19”.

A secretária informou que além da pessoa se inscrever no Portal do Voluntariado, será feita uma ação junto aos moradores dos prédios e condomínios pra aderirem ao projeto. “Ajude seu vizinho idoso, vá ao mercado, à farmácia, vamos ser solidários e participar desta corrente do bem”, disse. A expectativa é atender mais de 100 mil idosos que moram sozinhos ou apenas com crianças.

O programa Adote um Idoso foi idealizado pela secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha. Ela enfatiza que cada pessoa que conheça um idoso que more sozinho, ou tenha dificuldades de locomoção se disponibilize e o ajude em suas rotinas externas ou emergenciais.

De acordo com pesquisa da Codeplan, o Distrito Federal tem 303 mil idosos (acima de 60 anos). Desses, 96.519 vivem sozinhos, 206.581 moram acompanhados, e 14.495 vivem em habitação inadequada.

Como participar

– Voluntários, com mais de 18 anos, acessar:

http://www.portaldovoluntariado.df.gov.br/index.html, clicar em “adote um idoso, clicar em participar ou entrar em contato no telefone 61 99173-6071. 

Apenas poderão acessar a plataforma digital de trabalho voluntário maiores de 18 anos, organizações formalmente constituídas, órgãos da administração pública direta e indireta, através de representantes maiores de 18 anos, de Brasília, sendo de responsabilidade dos mesmos quaisquer infrações realizadas. Nenhum ônus proveniente da relação voluntários – organização da sociedade civil poderá ser compartilhado com o Governo do Distrito Federal.

– Pessoas idosas – Basta acessar este link e se informar com os moderadores:

https://chat.whatsapp.com/IorLdFmPijEA55pw0Vfue1. 

 

Hotelaria 

A Sejus também está à frente do programa “Sua vida vale muito – Hotelaria Solidária”, que visa acolher pessoas acima de 60 anos que não possuem limitações ou impedimentos para se hospedarem em hotel, sem a necessidade de acompanhante.

*Com informações da Sejus