14/04/2020 às 14:39, atualizado em 14/04/2020 às 14:55

GDF Presente recupera estradas rurais em Planaltina

Os 19 quilômetros no Núcleo Rural Rajadinha I, II e III devem ser entregues nesta sexta-feira (17)

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília

Local sofre, em épocas de chuva, com alagamentos e muita lama | Foto: Divulgação

A equipe do Polo Norte do programa GDF Presente trabalha na recuperação de ruas e uma rodovia no Núcleo Rural Rajadinha, em Planaltina. Os serviços, que começaram na semana passada, vão garantir boas condições de tráfego tanto para os moradores quanto para caminhões de produção agrícola da região. Os 19 quilômetros de estradas recuperadas devem ser entregues nesta sexta-feira (17).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

As ruas no Núcleo Rural Rajadinha III foram as primeiras a passar por reformas. A obra agradou Jacine Tengapen, 37 anos. Ela mora no local há 15 anos e lembra da situação precária antes dos serviços.

“As pistas ficaram ótimas. Antes tinha muita poeira, lama e, quando chovia, os carros atolavam e a água carregava parte das estradas”, relembra a agente de saúde.

Ela trabalha na unidade de saúde básica (UBS) da região, localizada no Rajadinha II, que também está passando por reformas. “As Rajadinhas sempre foram esquecidas. Agora estão dando mais atenção. Temos que agradecer a todos os envolvidos na recuperação dessas estradas e não só reclamar e colocar defeito em tudo”, defende.

Etapas

Segundo o coordenador do Polo Norte do programa, Ronaldo Alves, dez profissionais trabalham com quatro caminhões que levam o material (brita, cascalho e resto de asfalto) a ser jogado nas estradas. Depois, uma retroescavadeira e uma patrol ajustam o piso.

Estrada de terra aplainada facilita a vida dos moradores da região | Foto: Divulgação

De acordo com Alves, é uma forma de garantir conforto e segurança para a população, mesmo em épocas de chuva.

“Também estamos fazendo as bacias de águas pluviais. Em tempo chuvosos a água terá por onde passar e não vai destruir as estradas”, afirma o coordenador.

Nesta semana, a equipe do Polo Norte também trabalha no Rajadinha III, rodovia de 9,5 quilômetros que dá acesso à escola classe da região.