14/04/2020 às 14:23, atualizado em 14/04/2020 às 18:30

Mutirão de serviços garante limpeza da área central da capital   

Ações devem terminar antes do aniversário de 60 anos de Brasília, dia 21 de abril. Trabalhos continuam em outras regiões administrativas  

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília 

Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

Faltando uma semana para o aniversário de 60 anos de Brasília, o Governo do Distrito Federal investe na limpeza e organização na área central da capital. Desde a semana passada, órgãos do GDF fazem vários serviços, como poda de árvore, roçagem, recolhimento de lixo verde, manutenção das vias, pintura de meio-fio, varrição, entre outras ações. 

Nesta terça-feira (14), as equipes iniciam o serviço na Asa Sul. Moradora da região há 10 anos, Rosemary Lacerda, 43 anos, ressalta que, apesar do momento que estamos vivendo, devido a pandemia do coronavírus, esses serviços não podem parar, pois também são essenciais para a população.

“Brasília é uma cidade muito bonita, arborizada e cheia de verde. Cuidar dela é sempre muito bom. As pessoas se sentem mais acolhidas em um lugar cuidado, com ruas limpas, com lixeiras espalhadas pelos locais. É um trabalho que tem que ser feito de forma contínua”, comenta a servidora pública. 

Além de conforto para a população, Rosemary lembra que as ações também trarão mais segurança aos moradores. “A limpeza é uma forma de combater a dengue, por exemplo, e evitar acidentes com árvores. O que temos que entender é que o trabalho é em conjunto. O governo faz a parte dele e a gente tem que fazer a nossa também”, afirma.   

Outras regiões 

Depois dos serviços na Asa Sul, que devem durar três dias, o mutirão segue para a Asa Norte e Lago Norte. A previsão é de que os trabalhos sejam finalizados antes do aniversário de Brasília. São 220 funcionários e 80 caminhões da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), duas máquinas de pintura do Serviço de Limpeza (SLU) e o apoio da Administração Regional do Plano Piloto. Segundo o SLU, 95 garis foram convocados para reforçar o trabalho de 193 de varrição e 60 de catação que já atuam rotineiramente no Plano Piloto, além dos equipamentos como quatro caçambas mecanizadas, duas manuais e uma pá, que também atendem as demandas da região diariamente.

Segundo o secretário de Governo, José Humberto Pires, o mutirão de serviços tem o objetivo de limpar e arrumar as regiões para o aniversário de 60 anos de Brasília. “Mesmo que não tenha comemoração, é uma data muito importante para a cidade. Independente desses trabalhos, continuamos realizando esse tipo de ação nas outras regiões administrativas”, lembra. 

Ainda de acordo com o secretário, com o apoio do Polo Central do GDF Presente, as ações também englobam tapa buraco, limpeza nas paradas de ônibus e nas bocas de lobo, a recuperação de calçadas e meio-fios, assim como o combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. 

“Se as equipes encontram um local abandonado, cheio de entulhos e com focos do mosquito da dengue, imediatamente fazemos a faxina do lugar. Além disso, estamos aproveitando esse momento de isolamento social para realizar obras em pontos críticos, que a gente não conseguia fazer quando o movimento era maior”, informa.

Foto: divulgação Novacap

O Lago Sul foi a primeira região a receber os trabalhos, que começaram quinta (9) e foram concluídos na tarde de sábado (11). Os serviços foram feitos desde o balão do aeroporto até a QL 22. Todas as paradas de ônibus da Estrada Parque Dom Bosco (EPDB), neste trecho, foram lavadas e as árvores do canteiro central foram podadas, além dos buracos que foram tampados.