14/04/2020 às 18:09

Quer isenção da taxa de inscrição do Enem? Prazo acaba sexta (17)

A novidade é a aplicação de provas digitais para os primeiros 4.024 estudantes que optarem por esse formato. Saiba mais sobre o processo

Por Agência Brasília *

Termina na próxima sexta-feira (17) o prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estudantes que cursam a 3ª série do Ensino Médio na rede pública estão entre aqueles que têm direito à isenção. O período de inscrições irá de 11 a 28 de maio.

Este ano, a principal novidade é a aplicação digital, em computador, para os primeiros 4.024 participantes que optarem por esse formato no Distrito Federal. No Brasil, ao todo, serão 100 mil. 

A diferença no cronograma das duas versões do Enem (Digital e Impresso) são as datas de aplicação das provas. Para o Enem Digital, as provas serão nos dias 11 e 18 de outubro, enquanto o Impresso será aplicado nos dias 1º e 8 de novembro.

[Numeralha titulo_grande=”80 mil estudantes” texto=”no DF estão cursando o Ensino Médio em 91 escolas da rede pública. Na 3ª série, são 21 mil” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Estudantes do ensino médio estão tendo a oportunidade de continuar os estudos para as principais provas da educação. Nas terças-feiras e quintas-feiras, enquanto durar a suspensão das aulas presenciais, as transmissões de conteúdos são ao vivo nas TVs Justiça e Gênesis, das 9h ao meio-dia, com aulões voltados para o exame e também para o Programa de Avaliação Seriada (PAS). A programação é repetida das 13h às 16h na TV União. Diariamente, no site da Secretaria de Educação-DF, são divulgados os temas das aulas.

A partir da próxima semana, em data a ser divulgada, os estudantes do Ensino Médio que tiverem internet também terão acesso à plataforma Google Sala de Aula, onde irão encontrar seus professores e conteúdos de todos os componentes curriculares. Em breve, a Secretaria irá divulgar o passo a passo de acesso à plataforma.

Também nos próximos dias, será publicado o chamamento público aberto às operadoras para proporcionar pacotes de dados patrocinados aos estudantes e professores. Com isto, os usuários poderão acessar a plataforma gratuitamente, sem gastar seus pacotes pessoais. O uso também será possível aqueles que não têm contas de internet, mas possuem sinal em sua região.

 


Serviço

Além dos estudantes da 3ª série da rede pública, têm direito à isenção da taxa de inscrição

? pessoas que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas ou com bolsa integral na rede privada, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;

? aqueles que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Peça aqui a isenção.


* Com informações da Secretaria de Educação/DF