15/04/2020 às 16:09

Hospital ganha aparelhos para higienizar e esterilizar materiais

O HRBz recebeu duas autoclaves e uma termodesinfectora, que já estão em funcionamento. Agora, será a vez hospitais de Planaltina e Hmib

Por Agência Brasília *

O Hospital Regional de Brazlândia (HRBz) ganhou duas novas autoclaves e uma termodesinfectora. Os aparelhos são utilizados para esterilizar materiais médico-hospitalares e desinfectar e lavar os produtos. A instalação dos equipamentos começou no dia 9 de março e, após um mês, já estão em plena operação, oferecendo agilidade e maior eficácia no processo de esterilização, além da melhoria no processo de trabalho dos servidores.

“São máquinas maiores e mais modernas. Com isso, aumentou a nossa capacidade em cada ciclo de esterilização, o que é extremamente positivo pois não atendemos somente o hospital. Atendemos, também, a demanda das Unidades Básicas de Saúde”, explica a diretora administrativa da Região Oeste, Graziele de Faria.

No total, a Secretaria de Saúde adquiriu 29 autoclaves e 17 termodesinfectoras, para toda a rede pública. A entrega é gradual, de acordo com a capacidade de armazenamento da e conforme capacidade de instalação.

Depois de Brazlândia, as próximas unidades que receberão os equipamentos são os hospitais de Apoio de Brasília (HAB), Planaltina (HRPL), Materno Infantil de Brasília (HMIB) e a Unidade Mista de São Sebastião (UMSS).

A autoclave, de forma genérica, é um equipamento que impacta diretamente na produção do centro cirúrgico. Com ela, são esterilizados todos os instrumentos e todos os materiais de uma unidade hospitalar. Qualquer impedimento ou qualquer limitação reflete no centro cirúrgico.

Adequações estruturais
Foi necessário fazer adequações estruturais no local onde as máquinas foram instaladas. São equipamentos dependem de ar comprimido, energia elétrica, água tratada e condição de ar ambiente com exaustão de calor – uma vez que os equipamentos funcionam entre 121 e 134 graus. Então, se o ambiente não tiver uma instalação correta, com retirada de calor, torna insalubre para o operador.

Por conta do tamanho e peso, a instalação das máquinas exigiu uma logística muito grande. “Contamos com a parceria da Novacap, que nos disponibilizou os guindastes e operadores para fazer o transporte desses equipamentos do Parque de Apoio até as unidades hospitalares”, explica Isaque Albuquerque, subsecretário de Infraestrutura em Saúde (Sinfra).

A parceria da Secretaria de Saúde com a Novacap evitou que fosse realizado um processo licitatório para a contratação de uma empresa que fizesse o transporte dos equipamentos. “Como a Novacap já tem essa estrutura pronta, tem histórico de operação, já é do governo, é mais simples. Isso evitou um processo a parte de contratação e podemos agilizar tudo”, afirma o subsecretário.

* Com informações da Secretaria de Saúde-DF