16/04/2020 às 17:48

Abertas as inscrições da formação do Google Sala de Aula para professores do Ensino Médio

A formação on-line permite a escolha de dias e horários. Participação é voluntária

Por Agência Brasília

Os professores de Ensino Médio da rede pública interessados em participar da formação do Google Sala de Aula para uso das ferramentas e recursos dessa plataforma podem fazer a inscrição a partir desta quinta-feira (16/4). Quem se inscrever hoje, pode começar a formação já nesta sexta-feira (17/4) ou escolher outros dias e horários disponíveis. As inscrições vão permanecer abertas e há disponibilidade de diversas alternativas na grade horária.

Para se inscrever, acesse a página da EAPE.

A iniciativa faz parte do Programa Escola em Casa DF, que também inclui a transmissão de teleaulas e de vídeos educativos pelas TVs Justiça, União e Gênesis. Nesta fase inicial, o principal objetivo é manter o engajamento dos estudantes durante a suspensão das aulas por força da pandemia da covid-19.

Durante a formação, realizada pelo Google e coordenada pela Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE), os professores poderão se familiarizar com os usos didáticos e pedagógicos de ferramentas e de recursos disponibilizados pela plataforma: Google Drive, Google Docs, Google Formulários, Google Sala de Aula e Meet.

O Ensino Médio conta com 4 mil professores, que dão aulas para 80 mil estudantes em 91 escolas que atendem a esta etapa educacional. Muitos já conhecem a ferramenta.

Inicialmente, a EAPE está criando atividades e fazendo curadoria daquelas que já estão prontas. A partir do momento em que os professores passarem a utilizá-la, eles serão os responsáveis por todo o planejamento de aula, inserção de conteúdos e realização de atividades, além de poderem interagir com os estudantes. A capacidade de armazenamento é ilimitada.

O acesso a todos os professores também estará liberado nesta quinta-feira. Para os estudantes, a plataforma estará disponível a partir da próxima semana. Como o uso pelos professores é facultativo, haverá também salas temáticas em que todos os estudantes do Ensino Médio poderão encontrar materiais de estudos para todas as séries e componentes curriculares.

A plataforma está disponível para qualquer navegador, como o Google Chrome, o Firefox, o Internet Explorer ou o Safari, além dos dispositivos móveis Android e iOS. A implantação foi feita pela equipe da Subsecretaria de Inovação e Tecnologias Pedagógicas e de Gestão (Sinova) da SEEDF.

*Com informações da Secretaria de Educação