17/04/2020 às 18:06

Programa Sanear Dengue chega às RAs

Primeira ação ocorreu na Fercal e vai passar por outras cidades 

Por Agência Brasília

Uma força-tarefa de combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, foi mobilizada pelas Secretarias Executiva das Cidades e de Políticas Públicas, ambas da Secretaria de Governo, além da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), com apoio do Corpo de Bombeiros e administrações regionais, para um novo programa estratégico: o Sanear Dengue.  A primeira cidade a receber a ação, que começou nesta sexta-feira (17), foi a Fercal.
Além de identificar os possíveis focos, os 25 agentes orientaram os moradores como prevenir a infestação do mosquito. Foram inspecionados 562 imóveis e 2.523 depósitos. “As características da Fercal favorecem a proliferação do Aedes aegypt. No entanto, estamos trabalhando bastante, conscientizando os moradores sobre a importância de cada um fazer sua parte. Na próxima semana teremos a oitava ação de manejo ambiental, recolhendo inservíveis em diversas comunidades”, disse o administrador regional da Fercal, Fernando Gustavo.
Foram utilizadas sete máquinas de UBV pesado (fumacê), UBV costal e tratamento biológico. De acordo com a Secretaria de Saúde, na Fercal, a cada 100 mil habitantes, 1.761,23 foram contaminados.
O Sanear Dengue é um dos “braços” do Sanear DF que, segundo o secretário-executivo das cidades, Fernando Leite, foi pensado de forma emergencial para amenizar o contágio pelo mosquito. “Criamos para atender as cidades com maior incidência da dengue. O objetivo é correr de modo paralelo com os outros programas já existentes do governo, afirma o secretário.
Confira as próximas cidades a receber o Sanear Dengue:
20/04 – Sobradinho II
22/04 – Sobradinho
23/04 – Gama
24/04 – Santa Maria
27/04 – São Sebastião
28/04 – Vicente Pires
29/04 – Ceilândia
*Com informações da Secretaria de Governo