17/04/2020 às 14:53, atualizado em 17/04/2020 às 15:05

UBS 2 do Recanto das Emas utiliza canal de atendimento à distância

Unidade já atendeu cerca de 300 pacientes pelo novo sistema

Por Agência Brasília *

| Foto: Divulgação / Secretaria de Saúde

Cerca de 300 pacientes da Unidade Básica de Saúde 2 do Recanto das Emas já utilizaram o canal de atendimento à distância, implantado por servidores do local, em razão da pandemia de Covid-19. A iniciativa tem sido bem aceita e gerado satisfação na comunidade, conforme consta da pesquisa de satisfação feita ao final de cada atendimento.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

De acordo com a gerente da UBS, Rogéria Kelly Lima, o projeto do canal de atendimento já existia antes mesmo da crise do coronavírus. No entanto, foi acelerado e colocado em prática no dia 24 de março para evitar a aglomeração de pessoas dentro da unidade.

“Utilizamos, preferencialmente, o WhasApp como ferramenta de apoio e um endereço de e-mail. O contato telefônico é realizado somente em casos específicos quando não conseguimos solucionar via WhatsApp. Para aqueles pacientes cujo telefone não possui o aplicativo, continuamos com o atendimento tradicional, ou seja, pessoalmente”, explica.

Uma vez que o paciente não precisa comparecer à UBS para fazer os serviços de regulação, bem como adquirir seu cartão do Sistema Único de Saúde ( (SUS), o fluxo de pessoas na unidade diminui, evitando aglomerações.

Por meio do canal são realizados os seguintes atendimentos: cadastros em geral de pacientes no âmbito do SUS; atualizações de endereço e telefone no Cadastro SUS (Cadsus); agendamento da regulação, consultas e procedimentos; e envio de autorizações e do cartão do SUS.

“Visando o combate à pandemia, o uso desta ferramenta evita o possível contágio do usuário e do servidor pelo manuseio de documentos e objetos, pois todos os documentos são enviados pelo WhatsApp ou via e-mail e respondidos também por meio dessas ferramentas de trabalho”, frisa a gerente da UBS 2 do Recanto das Emas.

Os servidores que trabalham com Cadastro do SUS e sistema de regulação são os idealizadores, juntamente com a gerência da unidade. Todos estão satisfeitos com a resposta positiva dos usuários.

Funcionamento

O usuário envia sua demanda via WhatsApp. O servidor responsável pelo atendimento recebe a demanda e solicita a foto dos documentos necessários para o atendimento. Em seguida, depois de realizado o serviço, é enviado uma pesquisa de satisfação para obter uma opinião (feedback) do usuário.

As ferramentas utilizadas pelo servidor para o atendimento são: celular com WhatsApp, exclusivo para esse serviço; computador da Secretaria de Saúde com acesso ao WhatsApp Web, além dos sistemas da pasta (Cadsus WEB e Sisreg, entre outros).

 

* Com informações da Secretaria de Saúde