20/04/2020 às 17:24, atualizado em 20/04/2020 às 17:32

Apresentação virtual de balé celebra os 60 anos de Brasília

Setur-DF promove o espetáculo com dupla de bailarinos ao vivo pelas redes sociais na terça-feira (21), às 15h

Por Agência Brasília *

Bailarina Paula Nóbrega, do Grupo bailarinos de Brasília.Foto Luís Tajes/Setur-DF

Bailarina Paula Nóbrega, do Grupo Bailarinos de Brasília | Foto: Luís Tajes / Setur-DF

A Secretaria de Turismo do Distrito Federal, em parceria com a Secretaria de Cultura, vai transmitir ao vivo, nas páginas oficiais da pasta no Instagram e no Facebook, uma apresentação de dança dos bailarinos Paula Nóbrega e Márcio Júnior, integrantes da companhia Grupo Bailarinos de Brasília. A live será transmitida no dia 21 de abril, às 15h, em comemoração ao aniversário de 60 anos da capital federal.

Os brasilienses vão poder aproveitar, de casa, a interpretação de “O Corsário”, um clássico do balé. A obra é baseada no poema do escritor Lord Byron, uma das figuras mais influentes do romantismo britânico. A música que forma o espetáculo é do francês de Adolphe Adam, compositor de grandes óperas e balés.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A bailarina e diretora do Grupo Bailarinos de Brasília, Paula Nóbrega, conta que a capital e o balé têm uma relação muito forte em sua vida. “Eu não nasci em Brasília, sou carioca, mas morei aqui dos três aos 14 anos de idade. A minha semente de amor à dança foi plantada aqui nesta cidade, que tem uma importância muito grande na minha vida, e foi também onde eu voltei a dançar. Me mudei de volta para cá aos 40 anos. Retomei minha relação com a dança a partir da companhia e dos projetos desenvolvidos junto à Setur, com as apresentações realizadas nos Centros de Atendimento ao Turista. Para mim é muito significativo fazer parte dessa comemoração”, explica.

Para a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, a ação é uma bela forma de celebrar a vida da cidade. “A arte e o turismo caminham de mãos dadas. Ao longo de todo o ano, a Setur promoveu o ‘Arte no CAT’, com espetáculos de balé e música nos Centro de Atendimento ao Turista. Por isso, neste momento estamos mais unidos do que nunca e levaremos à nossa população todo o nosso amor por Brasília”, afirma.

O Grupo Bailarinos de Brasília é formado por 16 dançarinos, mas apenas a dupla participará da celebração, em observância às recomendações de distanciamento social para prevenção do coronavírus. A apresentação será feita no Centro de Dança do Distrito Federal e, além dos bailarinos, basta que apenas duas pessoas coloquem a live no ar. Todas as medidas de precaução e higienização serão devidamente seguidas.

“Buscamos uma forma de levar arte e alegria para a nossa população nessa data tão especial para a nossa cidade, mobilizando o menor número de pessoas. Toda a ação foi minunciosamente pensada para garantir a segurança da equipe e dos artistas”, conclui a secretária.

Confira: terça-feira (21), às 15h nas redes sociais da Setur

Facebook: /seturdf

Instagram: @seturdf

 

* Com informações da Secretaria de Turismo