20/04/2020 às 18:24

UBS 01 do Areal prepara equipe para coleta de swab para Covid-19

Treinamento foi realizado para capacitar e dar segurança aos profissionais na hora de realizar exames em casos suspeitos 

Por Agência Brasília

A partir desta semana, algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Distrito Federal irão realizar os testes de swab nasal para detecção da Covid-19. A coleta será feita nos pacientes entre o terceiro e sétimo dia de sintomas do coronavírus.
Na UBS 01 do Areal, já foi realizado o matriciamento das equipes para preparar o servidores que irão coletar as amostras do swab nasal. “Fizemos o treinamento com todos que estão atendendo os pacientes suspeitos de coronavírus. O nosso objetivo foi aumentar a capacidade e segurança dos nossos profissionais na hora de realizar o exame”, explica a gerente de Serviços da Atenção Primária de Saúde de Águas Claras, Núbia dos Passos Falco.
Segundo ela, foi montada uma tenda na área externa da unidade para atender os pacientes com suspeita de Covid-19. “Optamos por atender nesse espaço para evitar que esses usuários adentrem ao interior da UBS, onde tem crianças, gestantes e outros pacientes que estão aguardando uma consulta e não têm sintomas gripais”, observa.
De acordo com a gerente, muitos profissionais alegaram não estar preparados para realizar a coleta do exame. Então, duas enfermeiras da UBS 01 do Areal foram enviadas até ao núcleo de Vigilância Epidemiológica, fizeram treinamento e depois repassaram o conhecimento para os demais membros da equipe.
“Fizemos o matriciamento, a princípio, com os enfermeiros e médicos da unidade, pois são eles que estão atendendo na linha de frente os pacientes suspeitos de coronavírus. Se aumentar a demanda, vamos realizar o treinamento de capacitação para os técnicos de enfermagem também”, destaca Núbia.
Outras medidas
 Além de colocar uma tenda na área exterior para atender os casos suspeitos de coronavírus, as equipes da UBS 01 do Areal têm realizado algumas modificações afim de proteger servidores e usuários.
“Algumas servidoras começaram a produzir máscaras por conta própria para doar para alguns pacientes. Além disso, fizemos uma proteção com papel filme para a entrada da unidade e para a área da farmácia”, informa a gerente.

*Com informações da Secretaria de Saúde