21/04/2020 às 17:45, atualizado em 21/04/2020 às 19:14

Sessenta embaixadores felicitam Brasília, alguns no idioma natal

Apesar do período conturbado, os representantes diplomáticos fizeram questão de homenagear a capital federal. Assista aos vídeos.

Por Agência Brasília

Quem fez aniversário nos últimos 30 dias dificilmente esquecerá as circunstâncias da celebração neste 2020, quando as regras de isolamento social fizeram com que houvesse mais mensagens eletrônicas e menos abraços. Para muitos, foi o primeiro “parabéns” por videoconferência, enquanto outros perceberam a importância de se comer um bolo na companhia de suas famílias, um presente que não se pode comprar.

Com nossa cidade não é diferente. O 21 de abril, normalmente marcado por inúmeros espetáculos sob um céu azul, foi obrigado a se resguardar este ano por conta da pandemia de Covid-19. Nem por isso poderíamos perder a oportunidade de homenagear Brasília pelo seu 60 o aniversário.

A capital de um país carrega em si o privilégio e a responsabilidade de representar seu povo perante o mundo, ao tempo que abriga os representantes de outras nações. É por meio do ofício diplomático que acontecem as mais importantes comunicações entre países, e é na capital que se manifesta o diálogo que, em tempos difíceis como os atuais, se faz cada vez mais urgente.

Assim, foram os embaixadores residentes na nossa cidade que, em meio a reuniões virtuais em prol de soluções para a pandemia, reservaram alguns momentos em suas agendas para manifestar seu carinho à Brasilia, que os acolhe. A campanha “Parabéns, Brasília”, realizada pelo Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal em parceria com a Secretaria de Cultura e a Agência Brasília, reúne as felicitações endereçadas aos brasilienses por 60 chefes de missão em suas línguas maternas. São palavras que, simbolicamente, resumem em poucos segundos o sentimento de companheirismo que une tantas nações, e que tão bem caracteriza esta cidade como uma das mais internacionais do planeta.

Longe de significar desunião, este período de isolamento nos mostra a importância de trabalharmos juntos por uma só causa, e nos aproxima, paradoxalmente, até das mais distantes sociedades. Quem sabe, se procurarmos trabalhar com mais união no dia-a-dia, seremos capazes de replicar grandes feitos, como a construção de nossa cidade, e não precisaremos mais adiar tantos abraços quando surgirem os próximos desafios. Aos ventos que hão de vir!

Assista aos videos:

Vídeo 1

Vídeo 2

Vídeo 3

*Com informações do Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal