21/04/2020 às 18:08

Sistema de climatização do Hran será modernizado

Secretaria abriu processo para receber propostas de empresas de instalação e manutenção

Por Agência Brasília

O sistema de climatização do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) vai passar por modernização. O processo para o recebimento de proposta de empresas interessadas em prestar o serviço, publicado em Diário Oficial extra desta segunda-feira (20), está aberto e vai até as 15h do dia 23 de abril de 2020. Tanto as propostas quanto a solicitação do ofício de convocação e o projeto básico devem ser enviados para o e-mail dispensadelicitacao.sesdf@gmail.com.
“O sistema de ar-condicionado do hospital está obsoleto há anos. Como não é possível trocar todo ele porque implicaria em mexer na estrutura do Hran, pois o sistema é embutido nas lajes e causaria impacto na operação da unidade, vamos promover a modernização, fazendo uma solução híbrida, instalando novas máquinas e interligando parte do sistema que ainda funciona”, explica o subsecretário de Infraestrutura, Isaque Albuquerque.
O valor estimado para o serviço é de R$ 630 mil e as mudanças começarão tão logo o contrato com a empresa vencedora seja assinado. As manutenções posteriores serão feitas pela mesma empresa contratada, ao custo estimado de R$ 80 mil.
Segundo Isaque Albuquerque, essa modernização é extremamente necessária, principalmente neste período de enfrentamento ao coronavírus. “Hoje, o espaço reservado ao tratamento de pacientes com a covid-19 faz a renovação do ar e a climatização com exaustores e aparelhos tipo Split. Porém, ele não alcança todo o hospital, o que será possível com a modernização proposta”, complementa.
*Com informações da Secretaria de Saúde