22/04/2020 às 21:44

Monitoramento e bons resultados embasam GDF para retomada gradual das atividades

Decisão vem sendo avaliada e se reflete nas medidas de prevenção tomadas pelo governo no começo de março; ações têm permitindo achatamento da curva de contaminação no Distrito Federal

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília

Baseado nos resultados das ações preventivas de proliferação do novo coronavírus em Brasília, o Governo do Distrito Federal (DF) estuda a retomada gradual de algumas atividades de serviços nas próximas semanas. A decisão de, aos poucos, liberar ramos comerciais e a volta às aulas no ensino médio e nas escolas cívico-militares, vem sendo tomada pelo gabinete de gestão do Palácio do Buriti diante da progressão controlada dos casos de Covid-19.

Em entrevista à rádio Band News FM nesta quarta-feira (22), o governador Ibaneis Rocha informou que o monitoramento do governo diante de todas as variáveis –  achatamento da curva de contaminação,  queda do movimento no transporte público e o impacto positivo nos setores já reabertos – permite que a vida social e econômica no DF seja capaz de voltar, aos poucos, à normalidade, sem comprometer a segurança da população.

O Distrito Federal foi o primeiro ente federativo a decretar medidas de isolamento social, a suspensão das aulas e a determinar o fechamento do comércio, como forma de conter o contágio acelerado do vírus e comprometer o atendimento dos hospitais. Até o fechamento desta reportagem, o número de infectadas por coronavírus era inferior a mil e o de óbitos está abaixo de 30. Quando se trata dos leitos de UTI para tratamento de pacientes com Covid-19, apenas 5% deles estão ocupados.

O plano de reabertura das escolas – por tipo de unidades e de ensino – antes do prazo previsto já começou a ser elaborado. A ideia é que as dez escolas cívico-militares, que têm cerca de 12 mil alunos, e as de ensino médio sejam as primeiras a retomarem as aulas.

“Vamos nos reunir com os sindicatos, vamos chamar os educadores dessas escolas, os professores, e conversar com a comunidade, junto com as secretarias de Segurança Pública e de Saúde e ver qual a melhor maneira – e se é possível”, ressaltou Ibaneis. “Eu não vou fazer nada que coloque em risco qualquer uma das pessoas da nossa cidade.”

Escalonamento

O mesmo escalonamento ocorreria para alguns seguimentos comerciais para que, assim, a proliferação da doença possa ser monitorada e as aglomerações nas ruas, lojas e ambientes de trabalho sejam impactadas lenta e controladamente.

Outra medida lembrada pelo governador é a testagem em massa da população. A previsão é de quem cerca de 100 mil pessoas possam ser avaliadas, o que dará aos órgãos de saúde do Distrito Federal a real noção do número de contaminados e as regiões mais críticas. O Ministério da Saúde já anunciou o envio de 40 mil testes rápidos, o que permitirá que a testagem prossiga durante o mês de maio.

Só no primeiro dia de testes grátis oferecidos à população nessa segunda-feira (20), cerca de 4 mil pessoas passaram pelo exame – e 46 tiveram resultados positivos. Destas, 29 moram em Águas Claras, o que poderá fazer com que a retomada das atividades aconteça não só por áreas, mas por regiões. “A população intensa em condomínios ajuda na contaminação. Se houver o registro de uma contaminação muito grande, a reabertura no comércio lá pode ser diferente”, sinalizou Ibaneis.