23/04/2020 às 19:08, atualizado em 23/04/2020 às 19:12

Costureiras do Senac-DF confeccionam máscaras para a Secretaria de Saúde

Três mil equipamentos foram doados hoje. Outros nove mil serão entregues na segunda-feira (27)

Por Renata Moura, da Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal tem contado com a solidariedade do setor produtivo no combate à Covid-19. Nesta quinta-feira (23), o presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, entregou ao governador Ibaneis Rocha o primeiro lote de máscaras cirúrgicas produzidas pelo Senac-DF. Foram três mil unidades, que serão destinadas à Secretaria de Saúde.

“Na segunda-feira, entregaremos outras nove mil máscaras”, disse Maia. Os equipamentos de segurança foram produzidos por instrutoras do curso de Costureiro do Senac-DF. Segundo o presidente da Fecomércio, o objetivo é produzir pelo menos três mil unidades por semana. “É uma ação voluntária, desenvolvida pelas unidades do Senac em Sobradinho, Setor Comercial Sul (Jessé Freire), Taguatinga, Ceilândia e Ações Móveis”, explica.

Com a doação, o Senac-DF busca a auxiliar o GDF a manter os profissionais de saúde protegidos com a distribuição das máscaras cirúrgicas, que fazem parte dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). “Como temos visto a escassez desse produto, resolvemos ajudar e disponibilizar a estrutura do Senac-DF para a produção dessas máscaras cirúrgicas”, destaca Francisco Maia.

O material doado foi confeccionado seguindo às recomendações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As máscaras foram produzidas em TNT (tecido não tecido), 100% poliptopileno, na cor branca para a parte da frente, e TNT 100% SMS (tecido produzido com tecnologia de spunbonded + meltblown + spunbonded) atóxico, barreira bacteriana BFE (eficiência a filtração de bactérias > 98,9%), com capacidade hidro-repelente, gramatura 50 g/m2 e na cor azul para a parte interna.