24/04/2020 às 20:10, atualizado em 27/04/2020 às 11:28

Em parceria com as Forças Armadas, GDF desinfecciona UBSs no Itapoã

Equipes de limpeza das unidades básicas de saúde também foram treinadas para manutenção correta dos três equipamentos públicos da região

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) realizou nesta sexta-feira (24) a desinfecção das três unidades básicas de saúde (UBS) do Itapoã. A medida de prevenção ao contágio do novo coronavírus fez parte de uma parceria da Administração Regional do Itapoã com os Forças Armadas, por meio do Comando Militar do Planalto.

As unidades 1, 2 e 3 receberam a visita de 51 militares que, devidamente paramentados, pulverizaram todos os espaços dos postos de atendimento com dois compostos químicos: um com álcool a 70% e outro com água sanitária a 0,5% de teor de cloro ativo – componentes capazes de exterminar o vírus.

A proposta de desinfectar as unidades surgiu depois que uma delas recebeu um paciente diagnosticado com Covid-19. A procura por atendimento nos postos é grande, e tem um fluxo diário intenso, segundo o administrador regional Valdemar Medeiros.

De acordo com ele, a parceria do GDF com o governo federal é mais uma iniciativa para tranquilizar a população do Itapuã, que tem cerca de 65 mil habitantes. “O GDF está preocupado com os moradores. Diante disso, estamos buscando parcerias para tentar prevenir e fazer um controle mais efetivo e eficaz da disseminação do vírus.”

Continuidade

Além da desinfecção, os militares da Marinha capacitaram as equipes de limpeza das UBS e da Administração Regional do Itapoã para que o trabalho de desinfecção diário – e semanal, de uma maneira mais intensa – fosse mantido.

As orientações tinham como conteúdo a correta utilização do material e das substâncias para manutenção da limpeza; utilização e retirada dos equipamentos de proteção individual (EPI), como máscaras e luvas; e a realizar corretamente a higienização das áreas comuns no combate a Covid-19.